Nova etapa de vacinação contra Gripe H1N1 segue até o dia 21

Começou nesta segunda-feira (10) a nova etapa da campanha de vacinação contra a Nova Gripe para adultos na faixa etária de 30 a 39 anos
Publicação
10/05/2010 - 18:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Começou nesta segunda-feira (10) a nova etapa da campanha de vacinação contra a Nova Gripe para adultos na faixa etária de 30 a 39 anos. O prazo para vacinação vai até dia 21 de maio e segundo estimativas do Ministério da Saúde devem ser vacinadas mais de 1,6 milhão de pessoas.
Nas etapas anteriores os trabalhadores de saúde, portadores de doenças crônicas, indígenas, crianças de 6 meses a 23 meses e adultos (20 a 29) anos já superaram a meta proposta pelo Ministério.
“As vacinas estão disponíveis em todos os postos de saúde dos 399 municípios do Paraná gratuitamente para todas os grupos prioritários definidos pelo calendário do Ministério”, explica o secretário da Saúde, Carlos Moreira Junior. No Paraná já foram vacinadas mais de 3,5 milhões de pessoas contra a doença. De acordo com o secretário, mais de 5 milhões de doses da vacina já foram distribuídas para as 22 Regionais de Saúde.
“A vacinação segue também, até o final da campanha, para portadores de doenças crônicas, crianças de 6 meses a 23 meses, adultos (20 a 29) e gestantes que ainda não se imunizaram”, disse o superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria, José Lúcio dos Santos.
Além da campanha de vacinação contra a Nova Gripe, os idosos também podem ser imunizados contra a gripe sazonal. Para isto basta comparecer até uma unidade de saúde até o dia 21 de maio. Até o momento já foram vacinados aproximadamente 734 mil idosos maiores de 60 anos. Este número representa 64% dos idosos do Paraná. A meta do Ministério é que sejam vacinados 80% da população, que soma 1,1 milhão de idosos.
De acordo com o secretário, historicamente a região sul tem um inverno mais rigoroso, o que possibilita a circulação do vírus Influenza de forma mais rápida. “Com a saúde mais vulnerável, os idosos devem comparecer aos postos de saúde para se vacinar contra a gripe, evitando problemas respiratórios e complicações decorrentes desta doença”, enfatizou.
NOVOS NÚMEROS - Nesta segunda-feira a Secretaria da Saúde divulgou o novo boletim da Nova Gripe no Paraná. Até a primeira semana de maio foram confirmados 1.150 casos da doença e outros 1.710 foram descartados. Onze pacientes tiveram complicações e morreram. As regionais que mais apresentaram casos até agora foram Londrina, com 379, e Maringá com 347.

GALERIA DE IMAGENS