Nova estação vai elevar para 80% índice de tratamento de esgoto em Guarapuava

Diretor de Investimentos da Sanepar, Heitor Wallace de Mello, inspecionou a construção nesta semana
Publicação
26/03/2010 - 17:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Uma das maiores estações de tratamento de esgoto do Paraná está sendo construída em Guarapuava (Centro do Paraná). “É uma obra vultosa e será uma das mais modernas estações de tratamento do País”, afirma o diretor de Investimentos da Sanepar, Heitor Wallace de Mello, que inspecionou a construção nesta semana. “Com a nova estação e a ampliação do sistema, a rede estará disponível para 80% da população nos próximos anos, muito acima da média recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 65%”, diz Evandro Marcos Dalmolin, gerente da Sanepar em Guarapuava.
A nova estação de tratamento de esgoto, denominada ETE Vassoural, está exigindo investimentos superiores a R$ 11 milhões, com recursos próprios da Sanepar e financiados pelo BNDES. A obra, iniciada em 22 de julho do ano passado, deve ser concluída até outubro deste ano. Os serviços estão sendo executados dentro do cronograma.
Quando entrar em operação, a ETE Vassoural terá capacidade para tratar mais de um milhão de litros de esgoto por hora. A Estação Vassoural está preparada para atender o crescimento populacional da cidade nos próximos 20 anos. O projeto para a segunda etapa do empreendimento garantirá o atendimento por 30 anos.
O diretor de Investimentos da Sanepar visitou as obras da ETE Vassoural acompanhado da equipe técnica responsável pela inspeção do andamento das obras. A chuva não atrapalhou e a equipe conseguiu vistoriar todo o local e constatar que tudo está dentro do previsto. “A obra está seguindo o cronograma. Mesmo com as chuvas atípicas que tivemos no ano passado foi possível atingir as metas de construção de cada etapa”, disse Heitor.

GALERIA DE IMAGENS