Nova edição da revista eletrônica sobre gestão pública já está no ar

22/03/2010 - 16:40

Confira o áudio desta notícia

A segunda edição da “Saberes – Gestão Pública em Revista”, publicação da Escola de Governo do Paraná, já está no ar. A revista eletrônica (www.revistasaberes.seap.pr.gov.br) traz conteúdo noticioso e artigos sobre temas relacionados diretamente ao gerenciamento da máquina pública e os reflexos que as práticas administrativas têm na prestação de serviços pelo Estado ao cidadão.
A atual edição da revista “Saberes” conta, entre outros assuntos, com uma entrevista do coordenador do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), João Roberto Lopes Pinto. O pesquisador fala sobre os investimentos públicos que dois grandes eventos mundiais que o Brasil vai sediar – Copa, em 2014, e Olimpíadas, em 2016 – demandarão. Necessidade de transparência e de priorizar o interesse público em financiamentos são prioridades apontadas por Lopes Pinto em sua entrevista.
Na seção que destaca as práticas bem-sucedidas no Estado do Paraná (“Experiências Paraná”), a revista aborda o Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), da Secretaria da Educação. O PDE, conforme demonstra a matéria, tornou-se referência nacional em formação continuada de professores – tanto que o modelo está subsidiando o Ministério da Educação em seus projetos de capacitação.
FONTES - “Saberes em Revista” foi lançada em dezembro. Construída em software livre, pela Celepar, ela é editada pela Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (Seap) e pela Gerência Executiva da Escola de Governo (que é vinculada à Seap), com base em material fornecido pelas assessorias de imprensa e agências públicas de notícias, como Agência Brasil (www.agenciabrasil.gov.br), Agência Senado (www.senado.gov.br), Agência Câmara (www.camara.gov.br) e do Judiciário (www.stj.gov.br e www.stf.gov.br), entre outras.
A revista se integra a outro produto da Escola de Governo, no compartilhamento de informação e conhecimento na área de gestão pública: o repositório “Saberes em Gestão Pública” (www.saberes.seap.pr.gov.br). O repositório - portal de temática específica e caracterizado por oferecer ao internauta material que pode ser baixado, impresso e utilizado como fonte em trabalhos e pesquisas – tornou-se referência para instituições e pesquisadores na área de gestão pública.
ATUALIZAÇÃO - “Saberes” na versão revista complementa a função do repositório ao trazer informações numa linguagem mais jornalística. As notícias são apresentadas em seis editorias. Uma delas, a “Radar”, é atualizada diariamente, com notícias sobre fatos e acontecimentos ligados ao cotidiano da administração pública, em qualquer esfera e qualquer poder (Executivo, Legislativo e Judiciário).
As outras cinco editorias são trimestrais. “Entrevista” traz uma conversa, no formato pergunta-resposta, com gestores públicos ou acadêmicos, pesquisadores e outros profissionais que lidam com o tema gestão pública. “Experiência Paraná” noticia as ações locais em prol da modernização da gestão pública; “Pelo Brasil”, por sua vez, fala de ações de fora da administração estadual. “Percepções e práticas” é constituída de artigos e “Eventos”, de agenda de seminários e congressos.

MAIS INFORMAÇÕES
- “Saberes – Gestão Pública em Revista” está também no Twitter: http://twitter.com/revistasaberes