O governador Roberto Requião visitou nesta quinta-feira (10) o Centro de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança, em Nova Esperança, no Noroeste do Paraná. O centro possui 102 metros quadrados e conta com cinco profissionais, salas de enfermagem, odontologia, inalação e curativo, além de aparelhos de ultrasom, raio-X e de cardiotocografia. “É um pequeno hospital que vai cuidar das nossas grávidas, cuidar de gravidez de alto risco, dando segurança a todas mulheres”, destacou Requião.
Requião lembrou ainda que esta é uma das centenas de Centros de Saúde da Mulher e da Criança que estão sendo entregues até o final do governo. “É uma maravilha. Centro com atendimento odontológico, pediátrico, ginecológico, uma infra-estrutura admirável. Outras unidades como esta serão entregues até o final do governo Requião e Pessuti. Serão 347 por todo o Paraná.”
Cada clínica atende em média 60 crianças por semana além de 80 gestantes, podendo ainda realizar exames ginecológicos e consultas pediátricas.
A prefeita Marli Benatti acompanhou o governador na visita e ressaltou que parcerias entre município e governo estadual garantem obras de grande valor, como a que foi realizada na cidade. “Mais um ponto de parceria importantíssima entre governo do Estado e município. É um governo que enxerga as necessidades das pessoas e constrói o que elas precisam. Vamos assim ter mais atenção à saúde e planejarmos um futuro melhor.”
O vice-governador Orlando Pessuti lembrou que a obra é uma demonstração de compromisso com os mais humildes e carentes. “Essa obra mostra o compromisso que temos com os paranaenses. Aqui vamos combater a mortalidade materno-infantil, garantindo atendimento especializado às mulheres e crianças sem que precisem ir para cidades vizinhas como Maringá ou Paranavaí.”
O líder do governo na Assembléia, deputado Luiz Cláudio Romanelli, lembrou que a clínica atende as grávidas com suas especificidades, além de diminuir o índice de mortalidade infantil. “Os índices de mortalidade materno infantil preocupam. Ao construírmos clínicas como esta, estamos atendendo de forma específica as mulheres que possuem gravidez de alto risco e, desta forma, damos o tratamento adequado para que tanto a criança quanto sua mãe possam ter saúde.”