O município de Nova Aurora foi a cidade da região que recebeu o primeiro contrato de doação de área da Cohapar ao programa Minha Casa Minha Vida. Na cidade serão construídas 100 unidades habitacionais. O contrato foi assinado durante o encontro com prefeitos e representantes de 150 municípios do Oeste e Sudoeste do Paraná, na cidade de Cascavel, pelo vice-governador Orlando Pessuti, o presidente da Cohapar, Rafael Greca, o gerente-geral da Caixa Econômica Federal de Cascavel, Neivo Angnes e o prefeito de Nova Aurora, Pedro Leandro Neto.
Orlando Pessuti afirmou que quer viabilizar o maior número de casas o mais rápido possível também junto aos demais municípios, como em Nova Aurora. “A partir desse contrato de doação da área, a prefeitura já pode dar entrada na licitação”, destacou.
Rafael Greca disse que o contrato foi assinado durante o evento para mostrar aos prefeitos como se dará a implantação do programa nas áreas da Companhia. “Esse é um processo muito fácil e sem burocracia, que agiliza a construção das casas. É por isso que estamos aqui hoje, para apresentar aos prefeitos e seus representantes, que estamos dispostos a fazer casas o mais rápido possível. Não importa de onde vem o dinheiro, mas sim livrar as pessoas do peso do aluguel”, frisou Greca.
Para o prefeito de Nova Aurora, essa alternativa para viabilizar as moradias nos municípios foi muito bem vinda. “Foi uma grande conquista para nós que temos uma grande demanda por moradias. A construção de 100 casas minimiza nossa necessidade e, para a nossa população, é a oportunidade de realizar o sonho da casa própria. Essa parceria com o governo, através da Cohapar e com a Caixa, mais uma vez tornou possível isso”, disse Pedro.
De acordo com Rafael Greca, a Cohapar vai ajudar em tudo que for possível para viabilizar essas casas. “O Governo Federal destinou ao Paraná 44 mil créditos habitacionais e queremos fazer com que isso aconteça. Nós estamos também colocando à disposição dos prefeitos nossos projetos de urbanismo e arquitetura”, explicou.
Os recursos para a execução das obras virão da Caixa Econômica Federal, enquanto o município fará licitação para a construção das moradias, o cadastramento e a seleção das famílias. Todas as casas terão 40 metros quadrados e beneficiarão famílias de baixa renda.
O gerente da Caixa de Cascavel lembrou que é assim que a Caixa trabalha. Sua missão é também ser agente das políticas públicas, disse. “Ao ser parceira dos municípios no programa Minha Casa Minha Vida, ela cumpre seu mais importante papel social que é garantir a moradia para a população e, aqui no Paraná, essa parceria com a Cohapar vem transformando a vida de milhares de famílias”.
Nova Aurora recebe primeiro contrato
Na cidade serão construídas 100 unidades habitacionais. O contrato foi assinado durante o encontro com prefeitos e representantes de 150 municípios do Oeste e Sudoeste do Paraná, na cidade de Cascavel
Publicação
19/11/2009 - 18:12
19/11/2009 - 18:12
Editoria