Nova Aliança do Ivaí é declarado Território Livre de Analfabetismo

Município de 1,4 mil habitantes tem a segunda menor população do Paraná
18/05/2010 - 16:13
Nova Aliança do Ivaí foi declarado Território Livre do Analfabetismo nesta terça-feira (18) pela Secretaria da Educação do Paraná. É a 13.ª cidade que recebe essa declaração. Cerca de 500 pessoas participaram da cerimônia oficial, realizada no Ginásio de Esportes Claudemir Teixeira.
Nova Aliança do Ivaí, localizado a cerca de 30 quilômetros de Paranavaí, tem a menor população do Paraná — aproximadamente 1.400 pessoas vivem no município. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2000 13,61% dos moradores da cidade eram analfabetos.
Com a implantação do Programa Paraná Alfabetizado, em 2004, a taxa foi reduzida para 1,98%. Para que seja considerado território livre do analfabetismo, o município precisa ter no máximo 4% da população analfabeta.
O índice é definido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), que garante a declaração feita pelo Governo do Paraná.
O Programa Paraná Alfabetizado, criado pela Secretaria de Estado da Educação em agosto de 2004, é desenvolvido em parceria com o Ministério da Educação, prefeituras e organizações da sociedade civil. Desde sua criação, já passaram pelas 23 mil turmas de alfabetização mais de 368 mil jovens, adultos e idosos.
“Eu nunca desisti deste sonho. Tinha o sonho de poder ler a Bíblia. Hoje, posso fazer isso graças à oportunidade oferecida pelo Paraná Alfabetizado”, disse Adélia Gobeti, 85 anos, mais idosa participante do programa no município.
Participaram da cerimônia o chefe do Núcleo Regional de Educação de Paranavaí, Saul Bogoni, e a secretária municipal da Educação, Natalina Furlan.