Em novas e modernas instalações, a Agência do Trabalhador de Ponta Grossa, inaugurada no início da semana, garante mais conforto e comodidade às pessoas que procuram os serviços oferecidos pelo órgão. Com o atendimento ao público aberto nesta terça-feira (31), as pessoas que buscam a agência confirmam o aperfeiçoamento no atendimento. “Está muito bonito. Fiquei ainda mais animado para buscar emprego”, afirmou o trabalhador Darci dos Santos.
A nova Agência do Trabalhador fica localizada na rua Penteado de Almeida, ao lado do campus central da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Com 863 metros quadrados de área, móveis padronizados e uma exposição permanente de artes, é a primeira Agência do Trabalhador do Estado em uma categoria especial. “Estava na hora de Ponta Grossa receber uma agência com esta estrutura, tamanho e suporte de equipamentos, procurando atender o trabalhador com muito mais eficiência”, disse o secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Padre Roque Zimmermann.
Além do espaço, a nova sede possui uma estrutura maior. O projeto conta com salas para entrevista coletiva de candidatos a emprego com capacidade para 60 pessoas, locais para atendimento do Banco Social, do Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência e às empresas (captação de vagas), além de uma sala de reuniões que será destinada ao Conselho Municipal do Trabalho.
A Agência conta com 10 guichês de atendimento geral, dois postos de atendimento de instituições bancárias e a Sala da Cidadania, que passa a atender os programas sociais do Governo do Paraná, como o “Leite das Crianças”, “Luz Fraterna” e “Tarifa Social”. As novas instalações da Agência do Trabalhador foram adaptadas para o acesso de portadores de deficiência.
Cerca de R$ 100 mil foram investidos pelo Governo do Estado na Agência do Trabalhador de Ponta Grossa em móveis, informatização e execução do projeto. “É mais um presente do Governo do Estado para Ponta Grossa. Conseguimos intermediar esta conquista junto à nossa Secretaria, atendendo a necessidade do município. A nova agência é um lugar digno para que as pessoas busquem as suas oportunidades”, afirmou o coordenador regional da SETP, João Barbiero.
Através de uma parceria com o Governo do Estado, a Prefeitura é responsável pelos servidores da agência, que atualmente conta com 17 funcionários, número insuficiente para suprir a demanda de atendimento. Segundo informou o prefeito Pedro Wosgrau Filho, a prefeitura estará buscando designar funcionários de outras áreas para a Agência do Trabalhador. “Vamos tentar transferir alguns servidores para a agência nos próximos dias”, assegurou.
Espaço cultural - A exposição dos artistas Beto Portugal e Mariângela Digiovanni, uma ação da SETP em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, é outro grande sucesso na Agência do Trabalhador. “Aproveitei o tempo que aguardava atendimento para observar os trabalhos”, conta Clarice Ribeiro, que deu entrada no Seguro Desemprego.
A agência de Ponta Grossa atende em média 500 pessoas por dia e presta serviços de intermediação de mão-de-obra, qualificação profissional, seguro desemprego, microcrédito, estímulo ao primeiro emprego, tele-consulta trabalhista e encaminhamento ao financiamento do Banco Social.