Uma nota oficial assinada nesta quinta-feira (5) pelo presidente da ParanaPrevidência, Munir Karam, contesta informações do ex-diretor Francisco Alpendre divulgadas pelo jornal Gazeta do Povo sobre a situação financeira do fundo previdenciário dos servidores do Paraná. A nota destaca que o fundo, o maior do país, é superavitário e critica o desconhecimento de ex-diretor jurídico, Francisco Alpendre, na avaliação de que o fundo pode quebrar. “Não é crível que o ex-diretor jurídico desconheça a realidade”, critica Karam.
ÍNTEGRA DA NOTA:
A PARANAPREVIDÊNCIA sente-se no dever de vir a público para restabelecer a verdade dos fatos em face das entrevistas concedidas por seu ex-diretor jurídico a rádios e jornais locais.
A providência mais se impõe porque as notícias alarmantes trouxeram insegurança e incerteza a milhares de aposentados e pensionistas do Estado do Paraná.
A PARANAPREVIDÊNCIA é apenas a gestora do Fundo Previdenciário. Nesta qualidade, cabe-lhe gerir os bens e capitais que nele o Estado do Paraná alocou, para garantir a futura inatividade dos seus servidores e dependentes.
O modelo Fundo Previdenciário, que agrega a menor parcela de aposentados e pensionistas, é responsável pelo pagamento de 8.289 aposentadorias e 3.122 pensões (total de 11.411 benefícios), que perfazem mensalmente o total de R$ 25.052.516,36.
Para garantir estas obrigações, o Fundo Previdenciário possui um patrimônio de quase quatro bilhões de reais (R$ 3.927.863.640,27). Este patrimônio, de liquidez imediata, vem crescendo de modo permanente, dentro da meta aturial (IGPM + 6% ao ano).
A movimentação financeira é fiscalizada por inspetores do Tribunal de Contas, pelo Departamento de Seguridade da Secretaria de Administração e Previdência e pelo Ministério da Previdência Social.
A quase totalidade destes valores (93,67%) está aplicada em títulos públicos no Banco do Brasil.
Pode-se dizer, com todas as letras e de forma segura, que a PARANAPREVIDÊNCIA gere o maior Fundo Previdenciário do país. E acrescentar, que se trata de um fundo superavitário, jamais deficitário.
Trata-se de um sistema moderno, constituído no regime de capitalização e que serve de exemplo a todo país. Possui um programa de informática de última geração (Gprev), que vem servindo de modelo a vários sistemas previdenciários estaduais e municipais.
Como então afirmar que a previdência funcional está pré-insolente e ameaçada de quebra em quatro anos?
Não é crível que o ex-diretor jurídico desconheça esta realidade. E mais se lamenta que venha atentar contra a credibilidade de uma entidade a quem deveria ter servido com dedicação, lealdade e elevado espírito público.
O Fundo Previdenciário é um fundo público, bancado pelo Governo do Paraná, com a finalidade de tornar o regime auto-sustentável.
Munir Karam
Presidente da ParanaPrevidência
Nota oficial esclarece a situação financeira da instituição
Nota assinada pelo presidente Munir Karam lembra que o fundo previdenciário dos servidores do Paraná é superavitário e critica desconhecimento de ex-diretor jurídico
Publicação
05/06/2008 - 17:00
05/06/2008 - 17:00
Editoria