O presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Luiz Claudio Romanelli, visita esta semana sete municípios do Norte Pioneiro para entregar as chaves de 86 casas e assinar convênios para a construção de outras 273 moradias. O roteiro começa nesta quinta-feira (16), em Japira e Wenceslau Braz, passa por Carlópolis, Barra do Jacaré, Conselheiro Mairink e Guapirama na sexta-feira (17) e termina em Ibaiti no sábado (18).
“Os convênios que iremos assinar vão levar moradia digna a famílias de baixa renda, proporcionando uma nova vida a elas, como é o caso dos moradores das casas que estamos entregando em Ibaiti. Estamos atentos às necessidades do Norte do Estado”, afirma Romanelli.
O programa Casa da Família é uma parceria entre a Cohapar, o Governo Federal — responsável pelo financiamento da moradia, com contrapartida do Governo do Estado — e os municípios, responsáveis por doar os terrenos e providenciar obras de infra-estrutura básica. “A união entre as três esferas da administração pública permite mais agilidade no atendimento das demandas sociais”, explica.
Convênios e obras - A primeira parada do roteiro é Japira, onde o presidente da Cohapar assina convênio com o prefeito João Renato Custódio para a construção de 57 moradias do programa Casa da Família, destinadas a famílias com renda mensal entre dois e cinco salários mínimos. De Japira, Romanelli segue para Wenceslau Braz, onde faz palestra a alunos da Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz (Facibra).
Na sexta-feira, Romanelli vai a Carlópolis firmar convênio com o prefeito Isaac Tavares da Silva para a construção de mais 106 unidades do programa Casa da Família, destinadas a famílias com renda de até dois salários-mínimos.
Em seguida, o presidente da Cohapar irá a Barra do Jacaré para assinar com o prefeito Antonio de Freitas Aguiar convênio para construir 40 moradias do programa Casa da Família Rural, destinado a pequenos agricultores.
De Barra do Jacaré, Romanelli segue até Conselheiro Mairink, onde faz visita técnica a terreno destinado à construção de casas acompanhado pelo prefeito Luiz Carlos Sanchez Bueno.
A próxima parada é Guapirama, onde o presidente da Cohapar firma com o prefeito Edui Gonçalves convênio para levar 70 unidades do programa. No sábado, será em Ibaiti que Romaneli entrega as chaves aos moradores de 86 unidades recém-concluídas, ao lado do prefeito Luiz Carlos dos Santos. "É gratificante entregar as chaves da casa nova a uma família, que deixa para traz as angústias de uma vida difícil para entrar numa nova etapa, com mais dignidade", explica o presidente da Cohapar.
Os programas - O programa Casa da Família constrói moradias de 40, 44, 52 e 63 m² para famílias com renda até cinco salários mínimos mensais. As casas têm dois ou três quartos, sala, cozinha, banheiro, varanda e forro. Todas são construídas em alvenaria e cobertas com telhas cerâmicas. Para cada padrão, há cinco opções de projetos arquitetônicos à escolha do morador.
Para as famílias com renda de até dois salários mínimos, o financiamento é do Programa de Subsídio à Habitação de Interesse Social (PSH), do Governo Federal. As famílias com renda entre dois e cinco salários mínimos têm a moradia financiada com recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), administrado pela Caixa. A prestação do Casa da Família não ultrapassa os 20% da renda da familia.
O programa Casa da Família Rural oferece a pequenos agricultores reforma, ampliação ou construção de moradias no meio rural. Destina-se a famílias com renda de até um salário-mínimo mensal. As casas têm 52 m² e projetos específicos para a realidade rural. O financiamento pode ser pago em equivalência-produto, uma vez por ano, com vencimento no mês de maio.
Serviço:
1) Assinatura de convênio para a construção de 57 moradias do programa Casa da Família
Quando: Quinta-feira (16), às 17 horas
Onde: Centro Social de Japira
2) Palestra do presidente da Cohapar, Luiz Claudio Romanelli, a alunos da Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz
Quando: Quinta-feira (16), às 19h30
Onde: Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz (Facibra), em Wenceslau Braz
3) Assinatura de convênio para a construção de 106 moradias do programa Casa da Família
Sexta-feira (17), às 11 horas
Recanto São José, em Carlópolis
4) Assinatura de convênio para a construção de 40 moradias do programa Casa da Família Rural
Sexta-feira (17), às 15 horas
Prefeitura de Barra do Jacaré
5) Visita ao terreno destinado à construção de casas populares
Sexta-feira (17), às 17 horas
Conselheiro Mairink
6) Assinatura de convênio para a construção de 70 moradias do programa Casa da Família
Sexta-feira (17), às 18h30
Feira da Lua, em Guapirama
7) Entrega de chaves aos moradores de 86 moradias do programa Casa da Família
QSábado (18), às 9 horas
Ibaiti
Norte Pioneiro recebe novas moradias do Casa da Família
O programa é uma parceria entre a Cohapar, Governo Federal — responsável pelo financiamento da moradia, com contrapartida do Governo do Estado — e os municípios
Publicação
15/06/2005 - 15:55
15/06/2005 - 15:55
Editoria