Durante reunião ocorrida nesta segunda-feira (23), em Curitiba, gerentes, engenheiros e técnicos dos 13 escritórios regionais da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) discutiram estratégias para regularizar a situação no atraso do pagamento das prestações das casas construídas pela companhia. Em algumas situações, há mutuários com 50 ou 100 prestações atrasadas. Nestes casos serão impetradas ações judiciais de cobrança e a retomada dos imóveis.
“É preciso que as pessoas mantenham suas prestações em dia. As equipes dos escritórios que trabalham com arrecadação sempre se esforçaram, mas precisamos melhorar ainda mais”, disse o chefe da divisão de arrecadação da Cohapar, Luiz Roberto Gonçalves. A meta é recuperar R$ 116 milhões em prestações atrasadas e juros.
Sobre a reintegração de posse, o presidente da Cohapar garantiu que todas serão cumpridas. “Os escritórios regionais devem montar as ações com a orientação do departamento imobiliário. O que está no plano de arrecadação deve ser cumprido como a questão dos juros e o parcelamento da dívida”, afirmou o presidente da Cohapar, Everaldo Moreno.
Reunião - os gerentes participaram também da terceira etapa do programa de treinamento ‘Atitude Uma Competência Valiosa’. “As diretorias e departamentos mostraram o que desenvolvemos e como podemos ajudar a construir uma nova Cohapar. Temos um papel muito importante na reestruturação social das famílias e nosso trabalho é batalhar para melhorar ainda mais a vida das pessoas e o local onde vivem”, disse Moreno.
O diretor administrativo-financeiro, Juarez Rossetim, afirmou que diversas ações foram implantadas para facilitar os processos dentro da Companhia como a aquisição de materiais de construção. “Desenvolvemos novas ferramentas que darão agilidade e tornarão os processos mais ativos. Isso é o necessário e conseguimos eliminar alguns gargalos que impediam a compra mais rápida de materiais para nossas obras”.
A diretoria administrativo-financeira apresentou outras ações em desenvolvimento como o fluxo de pagamentos das obras do PAC, a redução dos prazos de pagamentos, que chegou a levar mais de 70 dias e hoje é feito em menos de 30 dias, e a proposta orçamentária para 2011.
O departamento de projetos apresentou suas ações: apoio ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), auxílio no levantamento das precariedades e nos projetos de regularização fundiária no PAC Guarituba, apoio ao Plano Estadual de Habitação de Interesse Social, alteração da tipologia da casa padrão da Cohapar deixando mais próximo da realidade das obras, além de serviços de rotina como controle do IPTU e análise topográfica.
“Nossa expectativa é voltar a enviar novos projetos para a Caixa Econômica Federal e a previsão é que isso aconteça em outubro deste ano”, afirmou a gerente do departamento, Jocely Loyola. “Justamente por isso precisamos que as obras estejam com os cronogramas de execução em dia para que possamos voltar a contratar junto à Caixa”, disse.
O diretor de obras e projetos, Ascelide Parizotto, enfocou as iniciativas e preocupações da diretoria da Cohapar. “Estamos trabalhando para resgatar a credibilidade da nossa Companhia para que volte a ser o que sempre foi. Os cronogramas de obras não estão andando de acordo com o esperado e precisamos superar as eventuais dificuldades”, afirmou.
Parizotto destacou a importância do trabalho dos escritórios regionais junto aos fornecedores e prefeituras. “São vocês, gerentes e engenheiros, que estão perto dos prefeitos e fornecedores do interior. Precisam ajudar a reconstruir a imagem da Cohapar. Está nas nossas mãos para que a Companhia tenha condições de continuar fazendo seu trabalho exemplar”.
Recuperação - Para Moreno, a situação da Cohapar hoje está bem melhor do que há alguns meses, quando assumiu a presidência. “Buscamos recursos para retomar as obras das casas paralisadas, colocamos em dia os pagamentos e não temos nada em atraso, integramos as diretorias de obras e financeira, estamos trabalhando com o orçamento de 2011. Mas ainda há muito a fazer e precisamos trabalhar em grupo”.
Está em desenvolvimento a criação de um controle interno que será um mecanismo independente e não subordinado à presidência. “Isso dará credibilidade e transparência à Cohapar. Independente de quem assuma a presidência no futuro, os funcionários terão segurança de que não serão feitos procedimentos inadequados, pois o controle interno será subordinado ao Conselho Gestor”, afirmou Moreno.
Para finalizar a reunião, o presidente da Cohapar recomendou aos funcionários união e trabalho em equipe. “Construam uma equipe onde todos tenham responsabilidades, trabalhem integrados e se fortaleçam. Ajudem a construir a Cohapar que vocês idealizam”.
“É preciso que as pessoas mantenham suas prestações em dia. As equipes dos escritórios que trabalham com arrecadação sempre se esforçaram, mas precisamos melhorar ainda mais”, disse o chefe da divisão de arrecadação da Cohapar, Luiz Roberto Gonçalves. A meta é recuperar R$ 116 milhões em prestações atrasadas e juros.
Sobre a reintegração de posse, o presidente da Cohapar garantiu que todas serão cumpridas. “Os escritórios regionais devem montar as ações com a orientação do departamento imobiliário. O que está no plano de arrecadação deve ser cumprido como a questão dos juros e o parcelamento da dívida”, afirmou o presidente da Cohapar, Everaldo Moreno.
Reunião - os gerentes participaram também da terceira etapa do programa de treinamento ‘Atitude Uma Competência Valiosa’. “As diretorias e departamentos mostraram o que desenvolvemos e como podemos ajudar a construir uma nova Cohapar. Temos um papel muito importante na reestruturação social das famílias e nosso trabalho é batalhar para melhorar ainda mais a vida das pessoas e o local onde vivem”, disse Moreno.
O diretor administrativo-financeiro, Juarez Rossetim, afirmou que diversas ações foram implantadas para facilitar os processos dentro da Companhia como a aquisição de materiais de construção. “Desenvolvemos novas ferramentas que darão agilidade e tornarão os processos mais ativos. Isso é o necessário e conseguimos eliminar alguns gargalos que impediam a compra mais rápida de materiais para nossas obras”.
A diretoria administrativo-financeira apresentou outras ações em desenvolvimento como o fluxo de pagamentos das obras do PAC, a redução dos prazos de pagamentos, que chegou a levar mais de 70 dias e hoje é feito em menos de 30 dias, e a proposta orçamentária para 2011.
O departamento de projetos apresentou suas ações: apoio ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), auxílio no levantamento das precariedades e nos projetos de regularização fundiária no PAC Guarituba, apoio ao Plano Estadual de Habitação de Interesse Social, alteração da tipologia da casa padrão da Cohapar deixando mais próximo da realidade das obras, além de serviços de rotina como controle do IPTU e análise topográfica.
“Nossa expectativa é voltar a enviar novos projetos para a Caixa Econômica Federal e a previsão é que isso aconteça em outubro deste ano”, afirmou a gerente do departamento, Jocely Loyola. “Justamente por isso precisamos que as obras estejam com os cronogramas de execução em dia para que possamos voltar a contratar junto à Caixa”, disse.
O diretor de obras e projetos, Ascelide Parizotto, enfocou as iniciativas e preocupações da diretoria da Cohapar. “Estamos trabalhando para resgatar a credibilidade da nossa Companhia para que volte a ser o que sempre foi. Os cronogramas de obras não estão andando de acordo com o esperado e precisamos superar as eventuais dificuldades”, afirmou.
Parizotto destacou a importância do trabalho dos escritórios regionais junto aos fornecedores e prefeituras. “São vocês, gerentes e engenheiros, que estão perto dos prefeitos e fornecedores do interior. Precisam ajudar a reconstruir a imagem da Cohapar. Está nas nossas mãos para que a Companhia tenha condições de continuar fazendo seu trabalho exemplar”.
Recuperação - Para Moreno, a situação da Cohapar hoje está bem melhor do que há alguns meses, quando assumiu a presidência. “Buscamos recursos para retomar as obras das casas paralisadas, colocamos em dia os pagamentos e não temos nada em atraso, integramos as diretorias de obras e financeira, estamos trabalhando com o orçamento de 2011. Mas ainda há muito a fazer e precisamos trabalhar em grupo”.
Está em desenvolvimento a criação de um controle interno que será um mecanismo independente e não subordinado à presidência. “Isso dará credibilidade e transparência à Cohapar. Independente de quem assuma a presidência no futuro, os funcionários terão segurança de que não serão feitos procedimentos inadequados, pois o controle interno será subordinado ao Conselho Gestor”, afirmou Moreno.
Para finalizar a reunião, o presidente da Cohapar recomendou aos funcionários união e trabalho em equipe. “Construam uma equipe onde todos tenham responsabilidades, trabalhem integrados e se fortaleçam. Ajudem a construir a Cohapar que vocês idealizam”.