O material desenvolvido pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR) para as blitze educativas do programa Mutirão pela Vida conquistou medalha de ouro na categoria Ação Promocional, Social ou Comunitária do 23.º Prêmio Promoção Brasil 2004. As peças premiadas foram a Minimulta e Jogo dos Erros, criados por Gustavo Guimarães, da G8 Design. O prêmio é organizado pela Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda (Abracomp).
A Minimulta e o Jogo dos Erros são os materiais utilizados nas blitze educativas realizadas em escolas de ensino fundamental em todo o Paraná. Esse trabalho faz parte do programa Mutirão pela Vida, cujo objetivo é reduzir o número de vítimas fatais nos acidentes de trânsito no Estado.
A Minimulta é um bloco estilizado de multas entregue às crianças, nas escolas, para que elas fiscalizem seus pais no trânsito. Cada folha do bloco traz uma lista das 12 infrações mais comuns registradas nas ruas da cidade, como falar ao celular, estacionar em fila dupla, não usar o cinto de segurança e ultrapassar o limite de velocidade. Para cada infração, o bloco indica a penalidade prevista no Código de Trânsito Brasileiro e “converte” a multa em balas, chicletes ou chocolate, de acordo com a gravidade.
“O resultado da Minimulta tem superado nossas expectativas. A fiscalização dos filhos está transformando o comportamento dos pais no trânsito. Temos recebido muitos relatos de pais e filhos que começaram a adotar uma postura mais cidadã no trânsito, a partir das blitze educativas realizadas nas escolas”, comemora do diretor-geral do Detran, Marcelo Almeida.
O Jogo dos Erros, também premiado pela Abracomp, apresenta uma ilustração de trânsito com vários erros e adesivos autocolantes que as crianças destacam para “corrigir” o mau comportamento no trânsito. “Elas aprendem o que é correto de uma forma lúdica, brincando em sala de aula. O prêmio da Abracomp é mais um reconhecimento de que nossos esforços em Educação para o Trânsito estão no caminho certo”, afirma Almeida.
A Minimulta e o Jogo dos Erros já haviam conquistado medalha de ouro na etapa regional do 23.º Prêmio Promoção da Abracomp e disputaram a etapa nacional. As peças foram julgadas por Marcello Queiroz (Jornal Propaganda & Marketing), Adonis Alonso (Coluna Preto no Branco), André Luiz A. Magalhães (AMPRO), Armando Ferrentini (Editora Referência), Dorinho Bastos (Jornal Propaganda & Marketing), José Bento (Mazz Design) e Marcio Ehrlich (Janela Publicitária).
O Prêmio Promoção foi criado pela Abracomp, em 1982, para analisar casos, peças e ações de marketing promocional, marketing direto, ações e materiais de ponto-de-venda, de design promocional e embalagens.