Rosilene Correia, 27 anos, solteira, doméstica, residente em Castelo Branco, distante 40 km de Maringá, viveu um dia especial nesta quarta-feira (11). No pavilhão do programa Paraná em Ação, na 33º Expoingá, ela caprichou no visual para ser fotografada gratuitamente. Depois, deu entrada no processo, junto ao estande do Instituto de Identificação para obter a carteira de identidade (RG).
Apesar de sua idade, ela confessa que ainda não tem o documento. “Nasci e cresci no sítio. Moro numa cidade pequena e nunca me importei com isto, embora a RG seja importante em qualquer situação. Somente agora, através do Paraná em Ação, me dei conta dessa dívida comigo mesma”, comentou. Ela disse que não havia providenciado o documento antes porque a situação financeira dela é muito difícil.
Rosilene é uma das mais de 50 mil pessoas que já passaram pelo pavilhão do Paraná em Ação, onde acima de 30 instituições públicas e privadas atendem as pessoas, dando prioridade às faixas mais carentes e as que mais precisam de documentos básicos para o exercício da cidadania.
Cidadania - Até a manhã dês quarta-feira (11), sem contar a movimentação de caravanas e visitantes até o final da tarde, segundo Clecy Amadori, uma das coordenadoras estaduais do empreendimento cívico-social liderado pela Secretaria de Relações com a Comunidade, foram exatamente 91.256 atendimentos.
Geralmente, a mesma pessoa procura por mais de um serviço. Todos são gratuitos. Vão desde atendimentos nas áreas de agricultura, Detran, previdência social, RG, carteira de trabalho, corte de cabelo, defesa do consumidor, CPF-pessoa física, além de cadastramento em programas sociais. O Poder Judiciário e a Justiça Eleitoral atendem no Fórum de Justiça de Maringá.
Segundo Milton Buabssi, secretário de Relações com a Comunidade, o Paraná em Ação transforma pessoas em cidadãos que passam a ter seus direitos básicos respeitados a partir da emissão de documentos e de inclusão social em programas oficiais. Os setores mais procurados são saúde, corte de cabelo, internet grátis, emissão de documentos pessoais e recreação.
Mutirão do governo supera 91 mil atendimentos em Maringá
Serviços gratuitos de cidadania - nas áreas da previdência, RG, CFP, carteira de trabalho e defesa do consumidor - estão sendo oferecidos num estande da Expoingá
Publicação
11/05/2005 - 16:02
11/05/2005 - 16:02
Editoria