Após fazer cerca de 35 mil atendimentos à população, o governo do Estado encerrou nesta segunda-feira (21) o programa Paraná em Ação, em Laranjeiras do Sul.
Durante quatro dias, por meio da Feira de Serviços Gratuitos, prefeituras e instituições dos governos estadual e federal estiveram, de forma integrada, emitindo documentos e prestando serviços nas áreas de saúde, saneamento, justiça, meio ambiente, agricultura, lazer e outras. “Os resultados aqui obtidos superaram tudo o que se podia imaginar”, resume o secretário de Relações com a Comunidade, Milton Buabssi. A Feira foi realizada em paralelo ao I Agro Show. Nos dois eventos circularam aproximadamente 63 mil pessoas.
Laranjeiras do Sul foi escolhida para sediar a terceira feira do Paraná em Ação, porque nesta região estão os municípios com os mais baixos índices de IDH, que verifica as condições de desenvolvimento humano da população. Pessoas deficientes foram locomovidas até o local do evento para tirar seus documentos; índios puderam ter acesso a uma série de benefícios, inclusive navegar na internet; pessoas carentes tiveram oportunidade de ter sua inclusão social, conseguindo obter documentos pessoais que vão criar condições para conseguir emprego ou obter financiamento, como o registro de casamento.
Segundo Buabssi, “tudo isso foi possível porque os três níveis de governo trabalharam de forma articulada, para que o governo esteja junto ao povo e o povo junto ao governo”. Para tanto, uma contribuição muito importante foi a dos cartórios, que também prestaram serviços gratuitos. Outros serviços, de responsabilidade do Poder Judiciário, também estiveram à disposição dos visitantes.
Integração - O secretário destaca que uma característica importante do Paraná em Ação é o que o programa não tem “coloração partidária”. Governo e oposição atuam em parceria, “somando esforços, para levar ao cidadão o que ele tem direito, independentemente de o prefeito ser do mesmo partido ou adversário político do governo estadual”, afirmou Buabssi.
Exemplo disso, foi o deputado do PSDB e líder da oposição, Valdir Rossoni, que vestiu a camiseta do programa Paraná em Ação, visitou todos os estandes e não poupou elogios aos serviços e atendimentos prestados pelo governo do Estado.
O prefeito de Laranjeiras do Sul, Berto Silva (PP), agradeceu hoje (21) ao governador Requião por “ter privilegiado nosso povo com o Paraná em Ação. Abrimos um canal muito importante para consolidar ações conjuntas que promovam o resgate da cidadania. A região inteira está agradecida ao governo do Estado, pois, pela primeira vez, sentiu que seus governos estão empenhados em resolver suas carências”.
Além do Poder Judiciário, participaram da Feira, entre outras instituições, a Sanepar, Copel, Detran, Celepar, Cohapar, Instituto Ambiental do Paraná, Sudhersa, Polícia Militar do Paraná, Ceasa, Claspar, Codapar, Emater, Iapar, Teatro Guaíra e as secretarias de Saúde, de Segurança Pública, da Justiça, do Meio Ambiente, Assuntos Estratégicos, e da Agricultura. O Ministério do Trabalho, OAB-Laranjeiras do Sul, Banco do Brasil, INSS, Senac, Sesi, Senar, Sesc, e BRDE também ofereceram serviços gratuitos.