O mutirão “Crise se Combate com Emprego”, realizado nesta terça-feira (28) pela Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social e Agência do Trabalhador de Curitiba, beneficiou, de imediato, 450 pessoas, que conquistaram um posto de trabalho formal. Outros 200 candidatos esperam ser chamados para realizar testes práticos no decorrer da semana. O número de contratações deve responder a 81% das 800 vagas disponibilizadas pelo evento. No decorrer do dia foram entregues 1.105 senhas de atendimento.
Para o secretario Nelson Garcia, o sucesso do mutirão comprova a recuperação da economia paranaense e mostra que muitos setores mantêm o ritmo de contratações. “Apesar da crise financeira mundial, estas empresas continuam gerando empregos. Falta mão-de-obra para atender à demanda e sobram oportunidades para quem deseja trabalhar, mesmo sem ter experiência”, explica.
Segundo Garcia, além dos setores de comércio, serviços, alimentação e supermercados, alguns ramos industriais também precisam contratar com urgência. “É o caso da indústria de medicamentos, que esteve no evento. Pela primeira vez oferecemos vagas para a atividade industrial em um mutirão. Isto aponta uma retomada do setor e é um indicativo bastante positivo”, analisa.
Resultados - Algumas das 12 empresas participantes contrataram mais pessoas do que previam. Foi o que aconteceu com a Rosservice, que buscava 30 pessoas para trabalhar em serviços gerais e contratou 70 novos funcionários. De acordo com a assistente de recursos humanos, Juliane Verner, o motivo foi o grande número de candidatos com perfil para atuar na empresa.
“Procuramos pessoas para trabalhar em escolas e temos algumas dificuldades em encontrar pessoal capacitado. Como encontramos muita gente que se encaixa nas nossas necessidades, acabamos preenchendo mais vagas”, conta ela.
Os supermercados também aproveitaram para preencher os quadros funcionais. As cinco empresas do ramo que atuaram no evento empregaram 183 pessoas.
Mutirão do Emprego formaliza 450 contratos de trabalho em Curitiba
Outros 200 candidatos esperam ser chamados para realizar testes práticos no decorrer da semana. O número de contratações deve responder a 81% das 800 vagas disponibilizadas pelo evento
Publicação
29/04/2009 - 11:50
29/04/2009 - 11:50
Editoria