O mutirão de combate à dengue acontecerá neste sábado (19) nos nove municípios que compõe a 4º Regional de Saúde, com sede em Irati. Cerca de 210 funcionários da secretaria municipal de saúde e colaboradores participarão da força-tarefa nos municípios, ao lado das equipes da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.
“O objetivo do evento é mobilizar a população dos municípios para eliminar os principais focos do mosquito transmissor da doença. Não há casos contraídos nos municípios da 4º regional, por isso com o mutirão buscamos a prevenção para que não apareçam casos de dengue em nossa região”, afirma o Diretor da 4º Regional de Saúde, Richard Medeiros.
As atividades do “Dia D” terão início às 7:30h e seguem até às 17:30h. Além de visitarem as residências, os técnicos e voluntários distribuirão 30 mil folhetos informativos e 3 mil adesivos. Uma estrutura de apoio já está montada, com 34 caminhões e 25 carros. Alguns municípios, como Irati, contarão com a participação de escoteiros e alunos de escolas municipais e estaduais, para a distribuição do material informativo.
Segundo Medeiros, a ação será dividida em três etapas. A primeira ocorre nesta sexta-feira (18) com a divulgação do evento para o conhecimento e mobilização da população. A segunda é a parte operacional do trabalho, que acontecerá no sábado (19), com a coleta de resíduos, distribuição de folhetos explicativos e orientação à população. A terceira está relacionada à orientação e prevenção a longo prazo, por meio da realização de palestras pela equipe de vigilância sanitária e epidemiologia do município para professores de escolas públicas. A idéia é que os professores transmitam aos alunos a importância da prevenção e dos cuidados relacionados à dengue.
O mutirão já passou por 28 municípios e visitará outros 9, Guamiranga, Imbituva, Teixeira Soares, Irati, Fernandes Pinheiros, Rebouças, Inácio Martins, Rio Azul e Mallet. A lista das cidades que já participaram da ação é : Corbélia, Ponta Grossa, Prado Ferreira, Miraselva, Florestópolis, Ubiratã, Maringá, Cianorte, Itaipulândia, Santa Helena, Nova Santa Rosa, Palotina, Francisco Beltrão, Paranavaí, Doutor Camargo, Rolândia, Porecatu, Umuarama, Rolândia, Pranchita, Iracema do Oeste e Paiçandu, Cambe, Umuarama e Marechal Cândido Rondon, Arapongas, Toledo e Umuarama.
Casos – Até o dia 11 deste mês foram notificados 34.119 casos suspeitos de Dengue no Paraná, com 11.953 confirmados, sendo 11.337 autóctones (casos de infecção que ocorreram no Paraná). Os municípios que apresentam os maiores índices de casos confirmados foram Maringá com 1641, seguido de Ubiratã com 1348, Foz do Iguaçu com 910, Paiçandu com 638 e Altônia com 559.
Mutirão de Combate à dengue chega aos municípios da Regional de Saúde de Irati
Cerca de 210 funcionários da secretaria municipal de saúde e colaboradores participarão da força-tarefa nos municípios, ao lado das equipes da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros
Publicação
18/05/2007 - 16:39
18/05/2007 - 16:39
Editoria