Músico Nei Lopes dá palestra gratuita em Curitiba

Ele participa, nesta terça-feira (18), do Seminário sobre culturas afro-brasileiras e africana
17/05/2010 - 16:57
Um dos maiores nomes do samba brasileiro na atualidade, o músico, compositor e escritor Nei Lopes faz parte de intensa programação cultural em Curitiba, nesta terça-feira (18). Na parte da manhã, a partir das 8h30, ele participa da Escola de Governo no auditório do Museu Oscar Niemeyer. Na parte da tarde, às 14h, no Canal da Música (R. Júlio Perneta, 695), será o palestrante do Seminário sobre culturas afro-brasileira e africana, a Lei 10.639/03 e seus desdobramentos. A palestra tem entrada grátis e é promovida pela Barsa Planeta, em parceria com a Secretaria da Educação, Secretaria de Assuntos Estratégicos, Casa Civil, Rátio e Televisão Paraná Educativa, Universidade Federal do Paraná (que certificará o evento) e organizações do Movimento Social Negro e apoio da Secretaria de Estado da Cultura.
Compositor de música popular, escritor e pesquisador sistemático das culturas africanas. Bacharel pela Faculdade Nacional de Direito da antiga Universidade do Brasil, tem publicada vasta obra sobre a temática africana e afro-originada, compreendendo mais de 20 títulos ente os quais ensaios como Bantos, Malês e Identidade Negra e Partido-Alto, samba de bamba; o Novo Dicionário Banto do Brasil; a Enciclopédia Brasileira da Diáspora Africana, com mais de 9 mil verbetes; e o Dicionário Escolar Afro-Brasileiro.
Por seu trabalho como intelectual e artista, em 1998, Nei Lopes recebeu a Medalha Pedro Ernesto, conferida pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro; em 2005 recebeu, pelas mesmas razões, o título de “Cidadão Olodum”, concedido pela tradicional entidade cultural afro-baiana; em novembro de 2005 recebia, do Governo Brasileiro, a Ordem do Mérito Cultural, no grau de comendador; em junho de 2006 era focalizado pela Revista O Globo (nº 100, 25.06.06) na reportagem “100 brasileiros geniais”; e em 24 de janeiro de 2007 tinha sua foto publicada na seção “Retratos Capitais” da revista Carta Capital, com a seguinte legenda: “Em música e nas letras, a voz do samba e da consciência negra”. Finalmente, em novembro de 2007, Nei Lopes era agraciado com a Medalha Tiradentes, outorgada pela Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro; e com o Troféu Ori, conferido pelo Centro Cultural José Bonifácio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

SERVIÇO:
Nei Lopes em Curitiba. Terça-feira, dia 18. Palestra na Escola de Governo, às 8h30 no Auditório do Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes, 999). “Seminário sobre culturas afro-brasileira e africana, a lei 10.639/03 e seus desdobramentos”, às 14 horas, no Canal da Música (Rua Julio Perneta, 695 – Mercês). Entrada grátis.