Música de câmara abre programação de aniversário do Museu Paranaense

Celebração começa nesta quarta-feira (23), às 18h30, com o recital de música de câmara Piano&nCanto
21/09/2009 - 18:09
Música, palestra e exposição fazem parte das comemorações do 133º aniversário do Museu Paranaense, em Curitiba. A celebração começa nesta quarta-feira (23), às 18h30, com o recital de música de câmara Piano&nCanto – que também faz parte do programa “Música nos Museus”. Na sexta-feira (25), data do aniversário, a programação terá sequência com a abertura da exposição “O Encantamento Primaveril nas Obras dos Irmãos Kozák”, com 20 aquarelas e pinturas com os temas florais e da Serra do Mar. Também na sexta-feira (25), às 19h, acontecerá a palestra “Museus e Patrimônio Cultural”, que será proferida por Lineu Bley. No sábado (26), às 15h, acontecerá a projeção do documentário sobre a Serra do Mar filmado em 1940 por Vladimir Kozák. A entrada é franca para todos os eventos. O programa Música nos Museus deste mês celebra o aniversário do Museu Paranaense com um recital de piano e voz, que recebe o tenor Cristhyan Segala e a pianista Reneè Rebello para um espetáculo com peças clássicas da música erudita de mestres como Vivaldi e Schubert. O programa Música nos Museus é um projeto da Secretaria de Estado da Cultura que mensalmente apresenta uma atração musical do Paraná em seus espaços de exposição. Idealizado por Agostinho Ermelino de Leão e José Cândido Murici, o Museu Paranaense foi inaugurado no dia 25 de setembro de 1876, no Largo da Fonte, hoje Praça Zacarias, em Curitiba. Com um acervo de 600 peças, entre objetos, artefatos indígenas, moedas, pedras, insetos, pássaros e borboletas, era então o primeiro no Paraná e o terceiro no Brasil. Em 1882, de particular transformou-se em estatal. A partir daí, passou a receber contínuas doações. Deixa de ser um simples depósito para ser um centro de instrução e pesquisa, propiciando a vinda de missões científicas para o Paraná. O Museu foi dirigido por grandes nomes da sociedade paranaense, entre eles Agostinho Ermelino de Leão, Romário Martins e Loureiro Fernandes. Desde a sua inauguração o Museu Paranaense ocupou seis sedes, até fixar-se na atual, o Palácio São Francisco. Atualmente o Museu Paranaense desenvolve estudos nas áreas da Arqueologia, Antropologia, História e Numismática. Sua nova sede está estruturada para a realização de projetos e atividades culturais, atingindo os diversos segmentos sociais. Possui laboratórios, biblioteca, auditório, além de salas de exposições permanentes e exposições temporárias. Entre as fixas, destacam-se a Sala Palácio São Francisco, que enfoca a história dos governos entre 1938 a 1953, a Sala Índios do Brasil, e a Sala Vladimir Kozák, homenageando um dos grandes pesquisadores dos indígenas habitantes das terras paranaenses. O maior destaque está no Pavilhão da História do Paraná que faz a “linha do tempo” desde a pré-história, 8 mil anos antes da época atual, até o início do século XX, com a integração dos imigrantes ao nosso Estado. O Museu Paranaense, ao longo de seus 132 anos de existência, vem incentivando a pesquisa nas áreas da arqueologia, antropologia e história, sobretudo com relação à ocupação do território paranaense. Para isso, disponibiliza seus departamentos para consultas de pesquisadores, professores e estudantes. Tem uma biblioteca especializada com aproximadamente 25 mil exemplares, entre livros e periódicos, além de riquíssima coleção de obras raras sobre a história do Paraná. Aniversário de 133 anos do Museu Paranaense Programa Música nos Museus – Recital de Câmara Piano&nCanto, com Cristhyan Segala e Reneè Rebello– Única apresentação quarta-feira, dia 23, às 18h30, no Museu Paranaense (R. Kellers, 289). Entrada Franca. Exposição – abertura da exposição O Encantamento Primaveril nas Obras dos Irmãos Kozák, com pinturas e aquarelas, no Museu Paranaense (R. Kellers, 289). Horário de visitação das 9 às 17 horas. Sábados e domingos, das 11 às 15. Fechado as segundas. Entrada Franca. A mostra fica em cartaz até o dia 4 de outubro. Visitas agendadas pode ser feitas pelo telefone 3304-3300 No dia da abertura, às 19 horas, acontece a palestra "Museus e Patrimônio cultural", que será proferida pelo Dr. Lineu Bley. No sábado, dia 26, às 15 horas, acontece a projeção do documentário sobre a Serra do Mar filmado em 1940 por Vladimir Kozák.