Museus funcionarão no feriado da Independência

31/08/2010 - 10:00

No feriado da Independência, os museus da Secretaria estadual da Cultura estarão abertos com uma agenda de exposições preparada para agradar aos gostos mais variados. Nos dias 04, 05, 07 e 08 os espaços funcionam em horários especiais, e na segunda-feira (06) não abrem. Estão excluídos desses horários o Átrio da Secretaria da Cultura, a Sala do Artista Popular e o Centro Juvenil de Artes Plásticas, que não funcionarão durante o feriado.
Confira abaixo algumas atrações em cartaz.
Começando pela Casa Andrade Muricy (Al. Dr. Muricy, 915) onde está em cartaz o 3º Salão Nacional de Cerâmica, um dos eventos mais tradicionais de cerâmica no Brasil. No local, estão expostas 194 obras nas três categorias: popular, artístico e design, de 131 artistas selecionados das cinco regiões brasileiras.
Para entender melhor a divisão de categorias no Salão, na cerâmica popular concorrem artistas sem formação técnica, mas que dão continuidade à tradição familiar ou utilizam esta arte como meio de sobrevivência. Na categoria de design industrial, o artista trabalha com uma escala de produção maior, focando seu objetivo em objetos utilitários. A cerâmica artística compreende um pouco de cada uma das categorias: o ceramista utiliza a técnica como expressão para compor obras de arte que podem ou não ser utilitárias. A mostra fica aberta à visitação até o dia 03 de outubro.
O Museu Alfredo Andersen (R. Mateus Leme, 336) está com cinco exposições abertas. Homenageando Alfredo Andersen em seus tempos de professor, inaugura as mostras O Precursor do Ensino na Arte do Paraná e Projeto Andersen na Escola. Utilizando materiais como óleos, acrílicos, lápis e papéis colados sobre tela, Rones Dumke expõe suas obras em A Arte Silenciosa de Rones Dumke.
A artista Soraia Savaris apresenta suas peças de cerâmica produzidas nos últimos três anos na exposição Ser Fruto. Além do artista Osvaldo Gaia, do Pará, com a mostra Percepção. As exposições permanecem no Museu até o dia 24 de outubro.
O Museu de Arte Contemporânea do Paraná (R. Desembargador Westphalen, 16 - Centro), espaço da Secretaria de Estado da Cultura, apresenta as exposições dos artistas Carlos Zílio (RJ), Flávia Duzzo (RS) e Geraldo Zamproni (PR) que trabalham com propostas contemporâneas distintas que vão da pintura à instalação, até na parte externa do museu.
O carioca Carlos Zílio vai expor pela primeira vez em Curitiba, com obras que são representações de tamanduás, dentro do campo abstrato e da reduzida paleta de três cores em esmalte sintético, acentuado pelas margens brancas das telas.
Na exposição de Flávia Duzzo o procedimento é padrão: vários círculos pequenos feitos à caneta sobre um plano branco. Essas bolinhas têm tamanhos pouco variados e as cores seguem tons parecidos em cada obra, cores de canetas esferográficas mesmo.
O trabalho do arquiteto Geraldo Zamproni é formado por colunas, blocos de concreto, jardins e outros materiais que compõem módulos ligados por um zíper. Fazendo relação a algo que pode ser trocado de lugar a qualquer momento, soltos e presos com facilidade, de acordo as a necessidade do ambiente. Em cartaz até o dia 12 de setembro.
No Museu Paranaense (R. Kellers, 289 – Alto São Francisco) está em cartaz a exposição Povos Indígenas e Paisagens na Arte dos Irmãos Kozák, que traz 30 trabalhos do artista Vladimir Kozák em pinturas a óleo e aquarelas de grupos indígenas e paisagens paranaenses - especialmente da Serra do Mar. A mostra fica aberta até 11 de novembro e tem entrada franca.
SERVIÇO:
Horário de funcionamento dos Museus da Secretaria de Estado da Cultura durante o feriado (dias 04, 05, 07 e 08 de setembro):
Casa Andrade Muricy, das 10h às 16h. Entrada gratuita. Al. Dr. Muricy, n° 915 – Centro. (41) 3321-4798.
Museu Alfredo Andersen, das 10h às 16h. Entrada gratuita. Rua Mateus Leme, 336 – Centro. (41) 3222-8262.
Museu de Arte Contemporânea, das 10h às 16h. Entrada gratuita. Rua Emiliano Perneta, 29 – Centro. (41) 3323-5328.
Museu Paranaense, das 11h às 15h. Entrada gratuita. Rua Kellers, 289 – Alto São Francisco. (41) 3304-3300.
Casa João Turin, das 10h às 16h. Entrada gratuita. Rua Mateus Leme, 38 – Centro. (41) 3223-1182.
Museu do Expedicionário, das 13h às 17h. Entrada gratuita. Rua Ubaldino do Amaral, s/n° - Alto da XV. (41) 3362-8231.
Atenção! Na segunda-feira (06) todos os espaços estarão fechados.