Museus da Secretaria de Cultura abrem no feriado

Fotografias e pinturas fazem parte das exposições em espaços abertos à visitação nesta quarta-feira (21)
19/04/2010 - 12:30

Os museus administrados pela Secretaria da Cultura oferecem intensa agenda de exposições e são ótima opção de lazer para o feriado de Tiradentes. Na quarta-feira (21), os museus estarão abertos das 10h às 16h – exceto a Sala do Artista Popular e o Hall da Secretaria de Cultura. Confira algumas exposições em cartaz:
Na Casa Andrade Muricy (Alameda Dr. Muricy, 915) estão expostos, até 9 de maio, os portfólios de cinco dos mais expressivos fotógrafos nacionais - Ana Regina Nogueira, Bob Wolfenson, Cristiano Mascaro, Luciano Candisani e Orlando Azevedo. A mostra vai apresentar um conjunto numerado e assinado com 18 imagens com alta qualidade de impressão e acabamento dos cinco artistas que integram o projeto desenvolvido pela Schoeler Editions.
A exposição De um ponto ao outro, que permite ao público interagir com as obras do artista plástico Daniel Chaves, também está na Casa Andradae Muricy. O artista exibe caixas com 24 fotografias, que têm mecanismos de girar e funcionam com o princípio da animação (stopmotion), uma espécie de flipbook.
Uma nova relação entre a música e as artes visuais é o que propõe a exposição Nem tudo é provisório, da artista plástica Eliana Borges e da compositora Roseane Yampolschi. A mostra consiste em inusitadas instalações sonoras que brincam com o espaço físico e o som, proporcionando experiência sinestésica ao visitante. Felipe Scandelari apresenta na sua mostra individual uma série de 19 desenhos que retratam pessoas próximas ao seu universo familiar e afetivo. As obras foram produzidas durante o ano passado e apresentam traços marcantes – feitos em sua maior parte com lápis sobre papel.
ANDERSEN – Já no Museu Alfredo Andersen (Rua Mateus Leme, 336), em comemoração aos 150 anos de nascimento do artista que dá nome ao local, está em cartaz a exposição Alma Feminina, com retratos feitos por Alfredo Andersen de suas alunas, mulheres que considerava bravas por desafiarem hábitos comuns do início do século XX ao estudarem desenho e pintura. Também está em cartaz a mostra Retrato de Anna jovem, que mostra obras inéditas do artista. A exposição fica até 23 de maio. A pintora Adriana Brzezinska apresenta suas obras mais recentes na exposição Olaria, em que ela resolveu juntar uma série de trabalhos que fazia paralelos à pintura, como desenho e fotografia, nunca antes expostos.
No Museu de Arte Contemporânea (Rua Desembargador Westphalen, 16) estão as exposições Um Lugar Tempo, das artistas Consuelo Schlichta e Marília Diaz, e Jardim do Sorriso Interior, por Rettamozo e a Sociedade dos Pintores do ângulo Insólito do Vale do Itajaí-Açu. Consuelo e Marília compuseram dez instalações constituídas por diversos materiais, que vão desde textos e fotografias, até louças, móveis e terra, sempre abordando a memória e as lembranças femininas. E o trabalho de Rettamozo tem a proposta de representar a natureza, mais especificamente a terra, em seu tamanho real com um método coletivo, fugindo da idéia de linha do horizonte e pintando de uma visão superior.
HISTÓRIA – Na Casa João Turim (Rua Mateus Leme, 38), o artista plástico João Moro apresenta na exposição Deformação da História dois trabalhos inéditos: o primeiro é um imenso painel em relevo feito em resina sintética e pintado de alumínio com uma multidão de rostos deformados e amontoados de personagens célebres da cultura universal. E o segundo é uma instalação flutuante, com os mesmos rostos, agora pintados de branco, desmontados e deformados que preenche a sala e são reapresentados de uma nova maneira que provoca o observador a reflexão. A mostra tem entrada grátis e fica em cartaz até 6 de junho.
SERVIÇO: Todos os museus da Secretaria de Estado da Cultura estarão abertos neste feriado das 10h às 16h.
Casa Andrade Muricy. Entrada gratuita. Al. Dr. Muricy, n° 915 – Centro. Contato – (41) 3321-4798.
Casa João Turin. Entrada gratuita. Rua Mateus Leme, 38 – Centro. (41) 3223-1182.
Museu de Arte Contemporânea. Entrada gratuita. Rua Emiliano Perneta, 29 – Centro. (41) 3323-5328.
Museu Alfredo Andersen. Entrada gratuita. Rua Mateus Leme, 336. (41) 3222-8262.
Museu Paranaense. Entrada gratuita. Rua Kellers, 289 – Alto São Francisco. (41) 3304-3300.
Museu do Expedicionário. Entrada franca. Rua Ubaldino do Amaral, s/n° - Alto da XV. (41) 3362-8231.