Museus da Secretaria de Cultura abrem na Páscoa

29/03/2010 - 18:40

Confira o áudio desta notícia

Para quem não for viajar durante este feriado de Páscoa, a Secretaria estadual da Cultura oferece nos seus museus uma intensa agenda de exposições para agradar aos gostos mais variados. Na Sexta-Feira da Paixão (2), os museus estarão fechados. Mas no sábado e no domingo, dias 3 e 4, os espaços funcionam em horário normal de finais de semana. Confira abaixo algumas atrações em cartaz.
Começando pela Casa Andrade Muricy (Al. Dr. Muricy, 915) onde estão expostos os portfólios de cinco dos mais expressivos fotógrafos nacionais - Ana Regina Nogueira, Bob Wolfenson, Cristiano Mascaro, Luciano Candisani e Orlando Azevedo, e ficam até o dia 09 de maio. A mostra vai apresentar um conjunto numerado e assinado com 18 imagens com alta qualidade de impressão e acabamento dos cinco artistas que integram o projeto desenvolvido pela Schoeler Editions – editora especializada em edições limitada de portfólios, livros artesanais e prints fine art.
A exposição De um ponto ao outro, que permite ao público interagir com as obras do artista plástico Daniel Chaves, também está na CAM. O artista exibe caixas com 24 fotografias, que têm mecanismos de girar e funcionam com o princípio da animação (stopmotion), uma espécie de flipbook. Uma nova relação entre a música e as artes visuais é o que propõe a exposição Nem tudo é provisório, da artista plástica Eliana Borges e da compositora Roseane Yampolschi.
A mostra consiste em inusitadas instalações sonoras que brincam com o espaço físico e o som, proporcionando uma interessante experiência sinestésica ao visitante. Felipe Scandelari apresenta na sua mostra individual uma série de 19 desenhos que retratam pessoas próximas ao seu universo familiar e afetivo. As obras foram produzidas durante o ano passado e apresentam traços marcantes – feitos em sua maior parte com lápis sobre papel.
Já no Museu Alfredo Andersen (R. Mateus Leme, 336), em comemoração aos 150 anos de nascimento do artista que dá nome ao local, está em cartaz a exposição Alma Feminina, com retratos feitos por Alfredo Andersen de suas alunas, mulheres que considerava bravas por desafiarem hábitos comuns do início do século XX ao estudarem desenho e pintura. Também acontece a mostra Retrato de Anna jovem, objetiva mostrar obras inéditas do artista nos espaços do Museu. A exposição fica até o dia 23 de maio. A pintora Adriana Brzezinska apresenta suas obras mais recentes na exposição Olaria, em que ela resolveu juntar uma série de trabalhos que fazia paralelos à pintura, como desenho e fotografia, nunca antes expostos.
No Museu de Arte Contemporânea (R. Desembargador Westphalen, 16) acontecem as exposições Um Lugar Tempo, das artistas Consuelo Schlichta e Marília Diaz, e Jardim do Sorriso Interior, por Rettamozo e a Sociedade dos Pintores do ângulo Insólito do Vale do Itajaí-Açu. Consuelo e Marília compuseram dez instalações constituídas por diversos materiais, que vão desde textos e fotografias, até louças, móveis e terra, sempre abordando a memória e as lembranças femininas. E o trabalho de Rettamozo tem a proposta de representar a natureza, mais especificamente a terra, em seu tamanho real com um método coletivo, fugindo da idéia de linha do horizonte e pintando de uma visão superior.
SERVIÇO:
Horário de funcionamento dos Museus da Secretaria de Estado da Cultura durante a Páscoa:
Casa Andrade Muricy - Sábado e domingo, das 10h às 16h. Entrada gratuita. Al. Dr. Muricy, n° 915 – Centro. Contato – (41) 3321-4798.
Casa João Turin - Sábado e domingo, das 10h às 16h. Entrada gratuita. Rua Mateus Leme, 38 – Centro. (41) 3223-1182.
Museu de Arte Contemporânea - Sábado e domingo, das 10h às 16h. Entrada gratuita. Rua Emiliano Perneta, 29 – Centro. (41) 3323-5328.
Museu Alfredo Andersen - Sábado e domingo, das 10h às 16h. Entrada gratuita. Rua Mateus Leme, 336. (41) 3222-8262.
Museu Paranaense – Sábado e domingo, das 11h às 15h. Entrada franca gratuita. Rua Kellers, 289 – Alto São Francisco. (41) 3304-3300.
Museu do Expedicionário – Sábado e domingo das 13h às 17h. Entrada franca. Rua Ubaldino do Amaral, s/n° - Alto da XV. (41) 3362-8231.
Atenção na Sexta-Feira da Paixão, dia 2, todos os espaços estarão fechados.