A segunda edição do Festival de Cinema de Maringá que este ano será realizado de 25 a 30 de julho vai oferecer Oficinas de Roteiro para Cinema, Maquiagem e Efeitos Especiais. Dentre os eventos paralelos, o destaque fica com a Mostra de Cartazes de Cinema Brasileiro promovida pelo Museu da Imagem e do Som (MIS), com a curadoria do cineasta Tiomkim. São cerca de 40 cartazes que fazem parte da Coleção Aramis Millarch (1943-1992), um dos mais renomados jornalistas de cultura brasileira e cujo acervo encontra-se depositado no MIS.
Durante o evento o MIS também vai exibir uma Mostra de Filmes do cineasta Humberto Mauro, que inclui, entre outros, uma versão restaurada de “O Descobrimento do Brasil”, de 1937. Outro destaque é o II Seminário de Cinema, que acontece durante o festival, e que terá a participação da secretária de Estado da Cultura, Vera Mussi. Estarão em pauta questões relativas às políticas públicas para o Estado do Paraná. Além da secretária, a diretora do MIS, Maria Amélia Junginger, também participa do evento e falará sobre a Conservação de Arquivos de Imagens em Movimento.
Por fim, o FestCine Maringá vai homenagear o produtor e diretor Zelito Viana, realizador de "Vida e Morte Severina" (1976), e a atriz Zezé Motta, que ganhou grande destaque ao viver o papel-título de "Xica da Silva", de Cacá Diegues. Mais informações estão no site www.festcinemaringa.com.br ou pelos telefones (41) 3351-6683 e (41) 9908-1053, falar com Tiomkim.
Confira alguns cartazes selecionados que fazem parte da Mostra:
“O Anjo da Noite”, de Walter Hugo Khoury
“Lúcio Flávio, O Passageiro da Agonia”, de Hector Babenco
“Xica da Silva”, de Cacá Diegues
“Conexão Brasil”, de Talicio Sirino (filme paranaense)
“Mulheres e Milhões”, de Jorge Ileli
“Independência ou Morte”, de Carlos Coimbra
“Os Condenados”, de Zelito Viana
“Os Trapalhões no Auto da Compadecida”, de Roberto Farias
Museu da Imagem do Som participa do FestCine de Maringá
O MIS participa da Mostra de Cartazes de Cinema Brasileiro com cerca de 40 cartazes da Coleção Aramis Millarch (1943-1992), um dos mais renomados jornalistas de cultura brasileira
Publicação
20/07/2005 - 15:55
20/07/2005 - 15:55
Editoria