O público poderá conferir cartões comemorativos de Natal e de Ano Novo na Sala Especial do Museu Paranaense e comparar os detalhes de época das correspondências até o início de 2007 . A exposição “Mensagens de Natal e Ano Novo” traz 80 postais de boas festas que datam do final do século XIX e século XX.
Os votos das tradicionais famílias paranaenses do final do século XIX podem ser vistos na mostra. Os exemplos são da família de Tertuliano Ramos, de 1892; de Priscilliano Corrêa – que deseja felicitações aos padrinhos em Paranaguá, no primeiro dia de 1897 - , ou ainda de Joaquim Sarmanho e esposa, que data de 1° de janeiro de 1892, curiosamente escrito em francês.
Os cartões utilizados no início do século XX são, na grande maioria, em formato de postal, com fotos ou desenhos alusivos à data. A singeleza destas mensagens remetem o observador a um período em que as comemorações de fim de ano não tinham o cunho comercial como atualmente. A partir da década de 50, os cartões passam a ser mais elaborados, com um colorido mais intenso.
Nas demais salas do Museu Paranaense podem ser vistas ainda mais três mostras: “Caminhos da Revolução Federalista no Paraná”, com fotos, objetos e documentos sobre o importante episódio da nossa História; “Homenagem a Ruy Wachowicz”, com fotos e objetos do professor e historiador paranaense, e “A Magia dos Anos 60”, com objetos e documentos da coleção dos anos 60 do acervo do Museu Paranaense.
Revolução Federalista no Paraná - A República no Brasil trouxe a instabilidade e discussões próprias de seu tempo, fins do século XIX. A consolidação do regime foi marcada por conflitos violentos e desorganizados e exigiram ação de forças governamentais. Fotos, objetos e documentos sobre este importante episódio da história estarão expostos na mostra “Caminhos da Revolução Federalista no Paraná”.
Homenagem a Ruy Wachowicz - Fotos, objetos e documentos do professor e historiador paranaense Ruy Wachowicz estarão expostos na Sala Personagens Paranaenses. Wachowicz nasceu em Itaiópolis, Santa Catarina, em 1939. Cursou a faculdade de filosofia ciências e letras na Universidade Federal do Paraná, graduando-se em Geografia e História em 1961. Na década de 70 fez especializações em história. Na mesma época, foi professor da UFPR e da Universidade Católica do Paraná. Ingressou na Academia Paranaense de Letras em meados dos anos 90 assumindo a coordenação da revista da academia, sendo também responsável pela criação da Semana de Estudos de História do Paraná e pelo lançamento de importantes publicações na área.
A Magia dos Anos 60 - Considerados “os anos rebeldes”, os anos 60 revolucionaram o comportamento da sociedade. Fatos marcantes se sucederam em todo o mundo, como a liderança de Martin Luther King, nos Estados Unidos e de “Che” Guevara, em Cuba, e a manifestação do progresso tecnológico refletido na nave Apolo, que levou o homem pela primeira vez à Lua. Na Sala das Coleções estão a mostra objetos e documentos da coleção dos anos 60 do acervo do Museu Paranaense, como revistas, mobiliária, vestimentas e fotos da época.
Serviço:
“Mensagens de Natal e Ano Novo”, “Caminhos da Revolução Federalista no Paraná”, “Homenagem a Ruy Wachowicz” e “A Magia dos Anos 60”
Museu Paranaense – (41) 3304-3300
Rua Kellers, 289, Alto São Francisco - De terça a sexta-feira, das 10h às 17h, sábados, domingos e feriados das 11h às 15h.
Ingressos: R$ 2,00. Estudantes pagam meia entrada. Menores de dez anos e maiores de 65 têm entrada livre. Aos sábados a entrada é gratuita para todos.
A mostra “Mensagens de Natal e Ano Novo” permanece até 6 de janeiro de 2007. As demais ficarão abertas até 4 de fevereiro de 2007.
Museu Paranaense expõe cartões antigos de Natal
O público poderá conferir cartões comemorativos de Natal e de Ano Novo na Sala Especial do Museu Paranaense e comparar os detalhes de época das correspondências até o início de 2007
Publicação
17/12/2006 - 10:00
17/12/2006 - 10:00
Editoria
