Museu Oscar Niemeyer vai receber 1,4 mil alunos em projeto educativo

Palestra sobre Bakun foi cancelada, mas programação alunos de escolas é mantida nesta quinta-feira (26)
Publicação
25/08/2010 - 15:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A palestra gratuita sobre Miguel Bakun, programada para esta quinta-feira (26), às 19h, no Museu Oscar Niemeyer, foi cancelada. Porém, a ação educativa que irá reunir 1,4 mil estudantes foi mantida e será realizada, às 9h30 e 14h. O cancelamento da palestra ocorreu devido a problema de saúde do crítico de arte e curador Ronaldo Brito, que participaria da mesa de palestrantes.
Serão recebidos 700 alunos pela manhã e o mesmo número à tarde, para participar do projeto educativo Missão Artística Francesa – Uma interação Museu Escola. A atividade ocorrerá, no Salão de Eventos, onde serão exibidos os 320 trabalhos selecionados entre as 32 escolas participantes do projeto. A importância da vinda ao Brasil da Missão Artística Francesa foi trabalhada por diversas disciplinas a partir de material didático e expositivo, produzido pelo Museu.
Cerca de 25 mil estudantes, além de familiares, participaram do projeto entre maio e agosto. Este é o maior evento da ação educativa, que rompe as fronteiras do Museu Oscar Niemeyer e chega às escolas estaduais, municipais e particulares e a comunidade.
Rosemeri Franceschi, coordenadora de ação educativa, confirmou ontem que as escolas agendaram a participação de aproximadamente 1,4 mil estudantes, sendo a metade das 9h30 às 12h, e metade das 14h às 17h. A programação prevê, nos dois períodos, visitação à mostra dos trabalhos de estudantes, exibição de oito trajes de época, projeção de fotos e depoimentos e, no auditório, a apresentação de performances com situações peculiares relacionadas ao projeto e à Missão Artística Francesa.
Todo projeto foi fundamentado na exposição A Missão Artística Francesa – Coleção Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), exibida pelo Museu Oscar Niemeyer entre abril e agosto de 2007. Com caráter interdisciplinar, o projeto propôs a integração das artes visuais às diversas disciplinas que poderiam trabalhar a influência, na arte e na arquitetura, da Missão Artística Francesa. As atividades foram norteadas pela aplicação dos programas MON – O Olhar Aprendiz, que edita publicações relacionadas às mostras apresentadas, e MON em Movimento, que produz mostras itinerantes e outros eventos.
Em parceria com o MNBA e o Instituto Arte na Escola (IAE), o Museu Oscar Niemeyer produziu módulos expositivos para uma exposição itinerante que percorreu as escolas, material didático para professores e alunos e, ainda, a realização de uma capacitação para professores e arte-educadores, realizada em 31 de maio, que marcou o início do trabalho.

Serviço Jornalismo/Fotografia:
- Para cobertura jornalística não é necessário fazer agendamento prévio.
Conclusão projeto Missão Artística Francesa– Uma interação Museu Escola, com a coordenadora da Ação Educativa, Rosemeri Franceschi, pelo telefone (41) 3350-4490 e 4447