Museu Oscar Niemeyer promove palestra e lança catálogo sobre obras de Miguel Bakun

Pela manhã, será aberta uma mostra de estudantes sobre a Missão Artística Francesa
Publicação
24/08/2010 - 17:00
Editoria
O Museu Oscar Niemeyer promove gratuitamente, nesta quinta-feira (26), duas atividades do programa Ação Educativa. A partir das 9h30, será aberta uma mostra de trabalhos de alunos das redes pública e particular sobre vinda ao Brasil da Missão Artística Francesa. E, a partir das 19h, será lançado o catálogo da mostra “Bakun - na Beira do Mundo”, durante palestra sobre o artista, no auditório do Museu. Será feita uma análise sobre a vida, a obra e a trajetória artística do paranaense pelo crítico de arte e curador Ronaldo Brito, a artista plástica e curadora Eliane Prolik, o crítico e historiador de arte Artur Freitas e o artista plástico Paulo Pasta. A exposição marca as comemorações do centenário de nascimento do artista.
Objeto de estudo de especialistas reconhecidos, a obra de Bakun é apontada como uma importante contribuição ao modernismo brasileiro. Estão em exibição cerca de 70 obras que abrangem 30 anos da produção do artista, de meados dos anos 1930 até 1963. Entre os trabalhos há pinturas de paisagens com fundos de quintal e arredores de Curitiba, pinheiros e matas, marinhas, dois autorretratos e uma série de desenhos. Alguns desses trabalhos ainda são pouco conhecidos do público, como a obra intitulada Seleções.
ESTUDANTES - No Salão de Eventos, somente nesta quinta-feira, serão exibidos 320 trabalhos selecionados entre as 32 escolas participantes do projeto educativo “Missão Artística Francesa – Uma interação Museu Escola”. Este é o maior evento da Ação Educativa, que rompe as fronteiras do Museu Oscar Niemeyer e chega às escolas estaduais, municipais, particulares e às comunidades de entorno. Aproximadamente 25 mil estudantes, além de familiares, participaram do projeto entre maio e agosto.
A coordenadora de Ação Educativa, Rosemeri Franceschi, prevê a participação de 1,4 mil pessoas ao longo do dia. A programação prevê a visitação à mostra dos trabalhos de estudantes, exibição de oito trajes de época, projeção de fotos e depoimentos e, no Auditório, a apresentação de performances com situações peculiares relacionadas ao projeto e à Missão Artística Francesa.
Todo projeto foi fundamentado na exposição A Missão Artística Francesa – Coleção Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), exibida pelo Museu Oscar Niemeyer entre abril e agosto de 2007. Com caráter interdisciplinar, o projeto propôs a integração das artes visuais às diversas disciplinas que poderiam trabalhar a influência, na arte e na arquitetura, da Missão Artística Francesa. As atividades foram norteadas pela aplicação dos programas MON – O Olhar Aprendiz, que edita publicações relacionadas às mostras apresentadas, e MON em Movimento, que produz mostras itinerantes e outros eventos.
Em parceria com o MNBA e o Instituto Arte na Escola (IAE), o Museu Oscar Niemeyer produziu módulos para uma exposição itinerante que percorreu as escolas, material didático para professores e alunos a realização de uma capacitação para professores e arte-educadores, em 31 de maio, que marcou o início do trabalho.