Museu Oscar Niemeyer apresenta Pop Art de Victor Vasalery

Na construção de sua linguagem, o artista incluiu a geometria, a física, a químic,a os avanços tecnológicos, e os elementos plásticos para articular novas fontes poéticas, com a intenção de democratizar e socializar a arte
Publicação
23/11/2010 - 12:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Museu Oscar Niemeyer abre nesta quinta-feira (25) a seleção de 21 obras em serigrafia de Victor Vasalery, um dos fundadores da arte cinética e um dos principais representantes da “pop art”. A exposição segue até 27 de março de 2011 e tem o patrocínio da Agencia de Fomento, Copel, Compagas, Sanepar, Caixa Econômica Federal e apoio do Ministério da Cultura e do Governo do Paraná.
O pintor e escultor húngaro, radicado na França utilizou o recurso da reprodução gráfica para ampliar sua capacidade de fazer circular sua arte. Suas serigrafias exemplificam a maestria na investigação das superfícies cromáticas e suas relações no espaço como síntese e reflexo do mundo. Em sua linguagem, Vasarely incluiu a geometria, a física, os avanços tecnológicos, a química e os elementos plásticos para articular novas fontes poéticas, com a intenção de democratizar e socializar a arte.
A coleção é proveniente da Fundación Museos Nacionales, instituição vinculada ao Ministerio del Poder Popular para la Cultura de la República Bolivariana de Venezuela.
O Mon está aberto para visitação de terça a domingo, das 10h às 18h e os ingressos custam R$ 4,00 inteira e R$ 2,00 estudantes, com carteirinha. A entrada é gratuita para grupos agendados da rede pública, do ensino médio e fundamental, para estudantes até 12 anos, maiores de 60 anos e no primeiro domingo de cada mês.
Serviço:
Vasarely
Visitação: de 25 de novembro a 27 de março
Museu Oscar Niemeyer
Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico