Museu Oscar Niemeyer abre neste sábado exposição de Josué Démarche

Mostra reúne 60 óleos sobre tela, produzidos entre 2006 e 2008, pelo artista catarinense
19/09/2008 - 11:25
O Museu Oscar Niemeyer abre neste sábado (20), às 11 horas, a exposição Démarche – 30 anos de pintura, que reúne 60 óleos sobre tela, produzidos entre 2006 e 2008, pelo catarinense Josué Demarche (1958). As obras exibidas nesta mostra representam a sua fase recente, dos dois últimos anos, em que voltou a fixar residência em Curitiba. Para o público, a bilheteria do Museu permanecerá franqueada entre às 10h e 12 horas. Os trabalhos poderão ser vistos até o dia 22 de fevereiro de 2009. Demarche construiu a maior parte de sua trajetória artística nos Estados Unidos, Europa e Canadá. De 1984 a 2006, o artista permaneceu em Toronto. “Em 30 anos de pintura, Demarche trilhou um longo caminho até descobrir seu fazer artístico. Foi mergulhando em seu mundo interior que produziu imagens carregadas de pensamentos, histórias e memórias que se revelam em obras indagadoras, para buscar um diálogo com o observador”, disse a curadora Liliana Cabral. O próprio artista afirma que sua produção propõe ao público uma reflexão. Ele usa cores saturadas, pinceladas rápidas e fragmentadas com as quais demonstra suas inquietações. “Suas figuras humanas são disformes, por vezes seus retratos mostram rostos alucinados, olhos esbugalhados, corpos estranhos, espectrais, produzidos por uma escritura emocional”, afirmou o professor e crítico de arte Fernando Bini, profundo conhecedor da obra de Demarche. “Ninguém passa ileso diante de uma tela de Josué Demarche. Suas pinturas são perturbadoras, incomodam. São reveladoras e nos fazem perder o equilíbrio”. Foi no Paraná que Demarche começou como pintor. Na primeira fase em quem viveu em Curitiba, o artista freqüentou os ateliês da Casa Alfredo Andersen, onde trabalhou sob a orientação de Luis Carlos Andrade Lima e Alberto Massuda, dois significativos artistas contemporâneos do estado. Ensinamentos que influenciaram o trabalho de Demarche. “É possível que dos ensinamentos de Andrade Lima venha a sua estruturação de composição, a valorização da figura humana e a importância que dá aos planos de fundo do quadro”, complementa Bini. Segundo ele, é provável que o pintor tenha começado nos cursos de Massuda sua paixão pelos empastamentos, uso da cor e o automatismo gestual de origem surrealista, que ele concluirá com o aprendizado em Toronto, junto a artistas como William Ronald, Tom Thomson a Riopelle, que usam matéria pictórica com toda a liberdade. Serviço Demarche - 30 anos de pintura Período Exibição Público: 20/09/2008 a 22/02/2009 Apoios: Governo do Estado, Secretaria de Estado da Cultura e Caixa Museu Oscar Niemeyer Rua Marechal Hermes, 999 Centro Cívico – CEP: 80530-230 Telefone: (41) 3350-4400 Horário: de terça a domingo, das 10h às 18h Preços: R$ 4,00 inteira e R$ 2,00 estudantes (Não pagam crianças de até 12 anos, maiores de 60 anos e grupos agendados de estudantes de escolas públicas, do ensino médio e fundamental)