Museu Alfredo Andersen começa o mês de março com novas exposições

A programação especial é em comemoração aos 150 anos do nascimento do pintor e escultor norueguês Alfredo Andersen
Publicação
26/02/2010 - 16:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Museu Alfredo Andersen terá uma programação especial este ano, quando se comemora os 150 anos de nascimento do pintor e escultor norueguês. A programação tem início na próxima quarta-feira (3), às 18:30 horas, com a sétima edição da exposição Universo Feminino, focada na arte feita por mulheres e que destaca 63 artistas que já atuaram como orientadoras no Atelier de Arte idealizado por Andersen.
Na mesma ocasião, será inaugurada a exposição Alma Feminina, com retratos feitos por Alfredo Andersen de suas alunas, mulheres que considerava bravas por desafiarem hábitos comuns do início do século XX ao estudarem desenho e pintura.
Mais três exposições começam na mesma data: a mostra Retrato de Anna jovem, que mostra obras inéditas do artista nos espaços do Museu; a designer Désirée Sessegolo expõe sua arte em vidro na exposição Anima!; e a pintora Adriana Brzezinska apresenta suas obras mais recentes na exposição Olaria. As mostras ficam até o dia 23 de maio.
A diretora do Museu, Roseli Fischer Bassler, conta que a intenção foi fazer uma programação totalmente relacionada a Alfredo Andersen. “Não poderíamos deixar de contemplar os 150 anos do artista que é o motivo de ser da casa”. Ela destaca a mostra Retrato de Anna jovem, uma seleção de obras de Andersen, pertencentes a colecionadores, nunca antes expostas nos espaços do Museu. “Andersen deu início a questão da arte no Paraná, e, por meio das mostras, tentamos resgatar a memória desse artista e educador”, diz Roseli.
Anima! – A designer Désirée Sessegolo conta que, após passar por um grande susto que a fez repensar a vida, decidiu que era hora de se dedicar mais as coisas que trouxessem alegria. Foi a partir disso, há dois anos, que ela ingressou nos cursos de Cerâmica e Vidro do Atelier do Museu Alfredo Andersen. Desde 1985, a artista trabalha nas áreas de Comunicação Visual e Marketing e, atualmente, usa a arte para fugir da rotina empresarial, onde não tem total liberdade de criação.
Após pesquisas, Désirée desenvolveu uma técnica inédita de fusing em vidro, utilizada em suas criações. Com esse método, ganhou o primeiro lugar na categoria escultura no 3º Salão Internacional de Artes Visuais Sinap/AIAP, no ano de 2009, em São Paulo. Ela trabalha com formas simples, buscando a valorização do material e da textura de perfurações no vidro.
Para a exposição, a artista selecionou em média 20 obras, quase todas expostas pela primeira vez. Anima!, que significa alma, em latim, foi o nome escolhido para exposição por contar com uma temática poética. “Associo minhas obras à alma, ao inconsciente, pois fazem as pessoas pararem para pensar e refletir”, afirmou.
Olaria - Filha de pai e mãe artistas, Adriana Brzezinska sempre esteve envolvida com arte. Mas começou a pintar apenas quando ingressou no curso de Pintura da Belas Artes, no ano de 1996.
A exposição atual da artista é um pouco diferente. Ela resolveu juntar uma série de trabalhos que fazia paralelos à pintura, como desenho e fotografia, nunca antes expostos. As quase 30 obras que farão parte da exposição começaram a ser desenvolvidas nos últimos dois meses. A ideia surgiu quando a artista visitou uma olaria da década de 30 que seria demolida. “Senti que precisava desenvolver um trabalho com isso, então voltei lá e fotografei. Daí o nome da exposição: Olaria”.
Serviço: Exposições Universo Feminino, Alma Feminina, Retrato de Anna jovem, Anima! e Olaria.
Abertura: dia 03 (quarta-feira)
Horário: às 18h30
Local: Museu Alfredo Andersen (Rua Mateus Leme, 336).
Horário de visitação: de terças às sextas-feiras das 9h às 18h. Sábados, domingos e feriados das 10h ás 16h. Entrada gratuita.
Informações: (41) 3222-8262.

GALERIA DE IMAGENS