Municípios usam software da
Ouvidoria para atender população


Sistema desenvolvido pela Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral e pela Celepar torna mais rápida a resposta a questionamento e solicitações
Publicação
21/04/2006 - 06:00
Editoria
Desde o início do governo Roberto Requião, a Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral utiliza sistema próprio para fazer o encaminhamento de solicitações, denúncias e sugestões feitas pela população. O programa, desenvolvido em software livre, também é utilizado por cidades do Paraná que participam do Convênio da Cidadania, um programa que estimula a criação de ouvidorias locais. Neste ano, representantes de municípios como Campo Largo e Capanema conheceram o sistema. Ribeirão Claro, Cerro Azul, Almirante Tamandaré, Castro e Tibagi são algumas das cidades paranaenses que também já obtiveram cópia do programa. Essas prefeituras que assinaram o convênio atuam em parceria com a Ouvidoria do Estado no encaminhamento de solicitações de competência municipal e estadual. O software tem facilitado o envio de mensagens e respostas, dando mais rapidez à comunicação entre a secretaria estadual e as ouvidorias municipais. “Assim, os cidadãos são melhor atendidos e todo o processo de encaminhamento dos procedimentos é desburocratizado”, destaca o secretário Luiz Carlos Delazari. Com o programa criado por técnicos da Secretaria e da Celepar, chamado OUV, é possível registrar as solicitações, denúncias e reclamações feitas pelos cidadãos, encaminhá-las para outros órgãos e enviar respostas para os solicitantes. Além disso, pode-se gerar relatórios estatísticos de atendimentos. Controle – Um dos municípios que conheceu o sistema OUV em 2006 foi Campo Largo. Depois de formalizar a sua participação no programa Convênio da Cidadania, a prefeitura solicitou uma cópia do software para utilizá-lo na cidade. Segundo a servidora Rubiane Neizer, o programa está em processo de implantação e quando for instalado deverá ajudar no controle das mensagens dos cidadãos. “Vamos centralizar num único canal as solicitações e teremos um melhor controle dos principais anseios da população”, garante. Rubiane adianta que a prefeitura de Campo Largo está selecionando as pessoas que ficarão encarregadas de receber os procedimentos e dar prosseguimento às averiguações dentro de cada secretaria. “Faremos um treinamento com esses funcionários para que eles se ambientem e fiquem bem sintonizados com o sistema”, afirma. Em Almirante Tamandaré, outro município da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), o OUV é utilizado há cerca de um ano. De acordo com o ouvidor Dilaor João Machado, o programa passou por algumas adaptações para se adequar à realidade e à necessidade do município. Desde então, tem auxiliado bastante a prefeitura no atendimento aos cidadãos. “O sistema permite que façamos relatórios imediatos, onde verificamos o número de atendimentos, quais questões estão pendentes, os casos concluídos e para qual órgão cada procedimento foi encaminhado. Ele tem facilitado muito o controle dos registros feitos pela população”, conclui Machado.