Municípios paranaenses passam a utilizar o
sistema de encaminhamento da Ouvidoria Geral

Software livre está sendo encaminhado aos ouvidores municipais interessados. Procura aumentou depois do encontro da rede de ouvidorias do Estado, realizado no último mês
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15/11/2005 - 06:00
Editoria
O sistema de encaminhamento e controle (OUV) das solicitações, reclamações, denúncias e sugestões feitas pela população à Ouvidoria, da Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral (Seoge), deve ser implantado em várias cidades paranaenses, de diferentes regiões do Estado, como Paranavaí, Cerro Azul, Ribeirão Claro, Campo Mourão, Ortigueira, Santa Mariana, Castro, Tibagi, Marialva e Jussara. Outros municípios já utilizam o OUV, mas a procura aumentou após o encontro promovido pela secretaria com a rede de ouvidores do Paraná no mês passado, em Curitiba. Na ocasião, o software foi apresentado aos participantes do evento e a Seoge se comprometeu a enviar uma cópia do programa para os ouvidores municipais interessados em utilizá-lo em suas localidades, como os citados acima. “Com o sistema os cidadãos serão mais bem atendidos, já que as demandas serão enviadas para os outros órgãos com mais agilidade. Assim, todo o processo de encaminhamento dos procedimentos é desburocratizado”, salienta o secretário Luiz Carlos Delazari. Ele conta que o programa já foi mandado para outros estados, como a Bahia. Além disso, foi apresentado no encontro de ouvidores para representantes da Ouvidoria da Câmara Municipal de Joinville, em Santa Catarina. OUV – Uma das metas da equipe da Secretaria de Corregedoria e Ouvidoria no início da atual gestão, em 2003, era agilizar o atendimento aos cidadãos. Para isso, uma das ferramentas criadas foi o OUV, que é um software livre para ambiente de internet (web), criado pela Companhia Paranaense de Informática (Celepar). O sistema é utilizado pela Ouvidoria Geral do Estado para o registro de cada solicitação, reclamação ou denúncia recebida pela instituição. Ele também permite o envio das mensagens para outros órgãos da administração estadual e o recebimento das respostas mandadas pelas secretarias, autarquias e estatais. Depois de concluído o processo, é dada uma resposta para o cidadão interessado. BOX - Almirante Tamandaré já utiliza o OUV O município de Almirante Tamandaré, da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), foi uma das localidades que solicitaram o OUV neste ano à Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral (Seoge). “Nós utilizamos o programa desde a instalação da ouvidoria no município e da assinatura do Convênio da Cidadania com o governo do Paraná, em julho de 2003”, afirma o ouvidor Dilaor João Machado. Ele conta que um dos integrantes da equipe informática da prefeitura fez algumas alterações no sistema, para que fosse adaptado à realidade de Almirante Tamandaré. “Foram mudanças relacionadas principalmente à nomenclatura. Mas, o software é muito prático e por ser on-line permite que seja feito o despacho de uma solicitação em qualquer local, assim como a obtenção de relatórios de encaminhamento”, observa. Pastorina Ribeiro Taques é um dos ouvidores que participou do encontro realizado pela Seoge e que se interessou em levar o OUV para a sua cidade, Tibagi. Para ela, o sistema é formado por um método simples e eficaz de trabalhar. Pastorina adianta que ainda não há prazo para instalar o programa no município, mas deve ocorrer após a estruturação completa da ouvidoria no local.

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