Os municípios dos Campos Gerais tem até o dia 15 de agosto para realizarem suas conferências municipais de Assistência Social, voltadas para a implantação no Estado do SUAS - Sistema Único de Assistência Social, que deve funcionar no país à semelhança do SUS, da área da saúde.
A conferência regional está marcada para a segunda quinzena de agosto, quando os representantes dos municípios vão formular propostas para a Conferência Estadual, que se dará nos dias 3, 4 e 5 de outubro, em Curitiba.
“O SUAS define e organiza os elementos essenciais e imprescindíveis à execução da política de assistência social, possibilitando a normatização dos padrões nos serviços e qualidade no atendimento”, destaca o chefe regional da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção (SETP), João Barbiero.
Segundo ele, a conferência municipal representa a instância máxima da política de assistência social, por se tratar de “um espaço político onde os municípios estarão debatendo os seus problemas sociais buscando a solução”, avalia Barbiero.
Ponta Grossa realiza a conferência municipal de assistência social no dia 21 de julho, no Centro de Convenções do Palladium Shoping Center; Telêmaco Borba no dia 25 de julho; Castro no dia 3 de agosto. Outros 15 municípios da região devem convocar suas conferências nos próximos dias. A Conferência Regional da Assistência Social acontece no dia 26 de agosto em Ponta Grossa.