Municípios do noroeste recebem recursos para recape asfáltico

O Governo pretende atender todos os 399 municípios do estado até o fim do ano
27/11/2010 - 09:30

Confira o áudio desta notícia

Durante o III Encontro de Lideranças para o Desenvolvimento Regional, em Loanda, no extremo noroeste do Paraná, o governado Orlando Pessuti liberou nesta sexta-feira (26) recursos para recape de vias urbanas de Jardim Olinda, Nova Aliança do Ivaí, Paraíso do Norte, Paranavaí e Cruzeiro do Sul. Ivatuba recebeu autorização para contratar equipamentos rodoviários. O investimento é de aproximadamente R$ 1 milhão. Segundo Pessuti, nas cidades menores, a presença e atuação do governo estadual se fazem ainda mais importante. “Para alguns municípios, a liberação de R$ 250 ou R$300 mil para fazer o recape asfáltico representa, praticamente, a arrecadação do mês”, comentou o governador. Como a região tem um potencial turístico e passava por uma expansão da produção agrícola e pecuária, Orlando Pessuti ressaltou que este investimento em recape também é uma ação para se conquistar o desenvolvimento regional. O secretário do desenvolvimento urbano, Wilson Lipski, que acompanhava o governador, destacou que o Programa Recape nasceu no encontro de líderes públicos, em 2009. Segundo Lipski, a maior carência dos municípios, levantada pelos prefeitos presentes, foi a dificuldade de se investir em reforma e construção de vias. Metade dos municípios paranaenses já foi beneficiada pelo programa. “Até hoje, 200 municípios já receberam as autorizações para licitação”, informou o secretário. De acordo com Lipski, esta relação estreita com os municípios é a marca deste governo. E para aqueles prefeitos que ainda não entregaram os projetos para o recape, o secretário pediu agilidade para que os recursos possam ser liberados ainda este ano. Por outro lado, Lipski garantiu que o programa será realizado na íntegra. “Os recursos orçamentários estão previstos para totalidade desta ação”, afirmou o secretário. São R$ 100 milhões para atender os 399 municípios paranaenses.