Quatro municípios do Norte Pioneiro receberão 330 novas moradias com o objetivo de reduzir o déficit habitacional na região. Jacarezinho (21 unidades), São Jerônimo da Serra (146), Nova Santa Bárbara (72) e Santa Cecília do Pavão (91) assinarão convênios com a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) para construção de moradias do programa Casa da Família. O presidente da Cohapar, Luiz Claudio Romanelli, assina nesta quinta (19) e sexta-feira (20) os convênios com os municípios.
Em Jacarezinho, a assinatura do convênio foi realizada na prefeitura municipal, às 16 horas. No dia 20, Romanelli firmará a parceria com o município de São Jerônimo às 11h30, no Clube Serrano. O convênio com Santa Bárbara será assinado na Câmara Municipal, às 14 horas. Em Santa Cecília do Pavão, a solenidade vai ser realizada na Câmara Municipal da cidade, às 15h30.
"Trabalhamos com o Governo Federal, através do Ministério das Cidades, para a construção de moradias dignas para a população com renda de até dois salários mínimos, com prioridade para quem recebe até R$ 300 por mês", diz Romanelli.
Pelos convênios do Casa da Família nas quatro cidades, as moradias terão 40 metros quadrados, dois quartos, sala, cozinha, banheiro, varanda, são forradas, têm cobertura em telhas cerâmicas e infra-estrutura completa. O morador pode escolher entre cinco opções de projeto arquitetônico.
De acordo com dados do Atlas das Necessidades Habitacionais, elaborado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), Jacarezinho tem um déficit de 903 moradias (581 nas faixas de renda entre um até dois salários mínimos). Segundo o estudo do Ipardes, São Jerônimo da Serra precisaria de 299 novas casas para zerar o déficit habitacional, enquanto Nova Santa Bárbara necessitaria de 96 casas para solucionar o problema de falta de moradia. Pelo Atlas, Santa Cecília do Pavão tem um déficit de 95 unidades.