Municípios do Litoral recebem 1,2 mil livros da Secretaria da Cultura

Material integrou o acervo do projeto Bibliotecas Cidadã na Areia, desenvolvido no Viva o Verão
20/02/2009 - 14:50
Os municípios de Guaratuba, Pontal do Paraná e Matinhos e a União das Mulheres da Ilha do Mel receberam da Secretaria de Estado da Cultura uma doação de 1,2 mil livros de grandes autores da literatura nacional e estrangeira. O material integrou o acervo do projeto Bibliotecas Cidadã na Areia, desenvolvido no Viva o Verão. A secretária de Cultura, Vera Mussi, entregou as obras aos prefeitos e representantes da organização não governamental da Ilha do Mel. Durante as entregas a secretária Vera Mussi agradeceu o apoio das prefeituras municipais e de todos que apostaram no projeto e prometeu a reedição das bibliotecas na próxima temporada. “A Biblioteca Cidadã na Areia foi um sucesso e no próximo Viva o Verão pretendemos ampliar o projeto. Nossa idéia é começar em meados de dezembro e prosseguir até fevereiro”, anunciou. A secretária de Cultura destacou a grande participação de veranistas e da população. A média de visitação foi de quase 200 pessoas por dia em cada biblioteca e o empréstimo médio, de 100 obras diárias. “O projeto encerrou com mais de 20 mil pessoas circulando pelas bibliotecas e ultrapassou a marca de 10 mil empréstimos de livros. O que mais chamou a atenção foi o percentual de devolução das obras que chegou a 95%. Houve uma relação de confiança entre a Secretaria de Cultura e a população do Litoral e a resposta foi a melhor possível”, disse. A prefeita de Guaratuba, Evani Justus, é uma entusiasta do projeto e exaltou a parceria de seu município com a Secretaria de Cultura do Paraná. Para ela essa doação vem ao encontro de sua política cultural e em breve ela pretende fazer uma biblioteca itinerante para emprestar os livros nos bairros da zona rural de Guaratuba. “Nós já temos um projeto para fazer circular esses livros de forma a atender toda a população de Guaratuba. Eu sou professora por formação e agradeço ao Governo do Estado por esta doação de livros. E desde já estamos abertos a receber esse projeto no próximo verão e vamos de novo para areia com a secretária Vera e sua equipe”, afirmou. No município de Matinhos, o prefeito Eduardo Dalmora festejou a chegada do acervo. Para ele essa é uma oportunidade de atualizar os livros da biblioteca municipal, que há muito tempo não eram renovados. “Esse projeto foi muito bom para o município. Quero agradecer a doação desses livros, que só vai aumentar o saber e a cultura dos cidadãos de Matinhos. Quero também colocar a prefeitura à disposição para ajudar a secretária de Cultura no que ela precisar para termos mais uma biblioteca no próximo ano verão”. O projeto Bibliotecas Cidadã na Areia consistiu na montagem de quatro tendas de 100 metros quadrados nas praias de Guaratuba, Ilha do Mel, Ipanema e Caiobá, com um acervo de 1,2 mil livros para empréstimo. As tendas foram equipadas com computador, televisão, DVD, armários, mesas e cadeiras, para oferecer ao público uma estrutura completa e confortável. Para a secretária de Cultura, Vera Mussi, o leitor paranaense precisa de uma oportunidade para atualizar a leitura. “O sucesso das bibliotecas, com empréstimos sem nenhum custo, aponta para isso. Outra conclusão é que esse projeto possibilita uma alternativa bem econômica para quem gosta de ler e não consegue comprar as novidades devido ao alto preço dos livros”, disse.