O secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Nelson Garcia, alerta os municípios para a necessidade de atualizar o cadastro das famílias atendidas pelo Bolsa Família. Das 403 mil famílias atendidas pelo Programa em março, 107 mil estavam com o cadastro desatualizado. “Os dados mostram a necessidade de iniciar as ações imediatamente.” O prazo final é dia 31 de agosto.
Gestores, coordenadores e operadores municipais do Programa e do Cadastro Único deverão se mobilizar para revisar os cadastros desatualizados há mais de dois anos. O objetivo é impedir o bloqueio dos benefícios em setembro, por falta da atualização.
O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome solicitou a mobilização em todos os Estados. “No Paraná, iremos trabalhar para conseguir atingir todas as cidades que precisam atualizar os cadastros e evitar que as famílias tenham seus auxílios bloqueados”, disse Garcia.
INSTRUMENTO – Nelson Garcia considera as informações permanentemente atualizadas importante instrumento de trabalho dessa política social. “De janeiro a abril, 400,7 mil famílias em média receberam, mensalmente, o auxílio do Programa. O investimento destinado ao Paraná somou R$ 117,74 milhões”, registrou.
Segundo o coordenador do Bolsa Família na Secretaria, Nircélio Zabot, o cadastro tem validade de dois anos. “Os municípios estão com a listagem, em que consta a situação cadastral de todos os participantes. Eles devem iniciar os trabalhos e nos enviar os dados para que possamos acompanhar o desempenho destas atualizações”, explica.
Além dos dados da quantidade de cadastros atualizados ou revisados mensalmente, os municípios também devem enviar informações sobre as ações que estão sendo desenvolvidas. A intenção é obter dados do acompanhamento em todo o Estado.
ESTRATÉGIAS – A orientação da Secretaria é que seja feita reunião com todos os responsáveis pelo Programa Bolsa Família em cada cidade, para que desenvolvam uma meta de trabalho para atualizações dos cadastros.
Durante oficina realizada em Curitiba, em 6 e 8 de abril, os gestores municipais assistiram a uma teleconferência sobre revisão cadastral. O vídeo traz estratégias de mobilização, sugeridas pelo MDS. Entre as ações que poderão ser desenvolvidas pelos municípios estão:
- Busca ativa das famílias: visitas domiciliares, atendimento às famílias que estão em áreas de difícil acesso e estratégia de atendimento de povos e comunidades tradicionais e populações específicas.
- Divulgação das ações de atualização: com carros de som, panfletos, cartazes, rádios e jornais locais, além de postos de atendimento para a revisão cadastral.
- Qualificação da equipe técnica: oficinas para a qualificação de entrevistadores e para a capacitação na operação dos sistemas de cadastro e benefício.
- Investimentos em recursos e infra-estrutura: recrutamento e seleção de profissionais qualificados, e aquisição de equipamentos e tecnologia.
Municípios devem se apressar para atualizar cadastros do Bolsa Família
Gestores, coordenadores e operadores municipais do Programa e do Cadastro Único têm até 31 de agosto
Publicação
16/04/2009 - 12:40
16/04/2009 - 12:40
Editoria