A Paraná Esporte realiza nesta quinta e sexta-feira (13 e 14), durante o dia todo, no Canal da Música, em Curitiba, o Seminário Estadual de Esportes, com a participação de representantes de aproximadamente 200 municípios. “O primeiro passo para o sucesso desse encontro já foi dado, pois os assuntos em pauta foram minuciosamente debatidos pelas nossas equipes de trabalho”, afirma o diretor-presidente da autarquia, Ricardo Gomyde.
Nos preparativos para o seminário, funcionários da sede da Paraná Esporte, das diretorias de Esporte e Lazer e dos 14 Centros Regionais de Esporte e Lazer, estiveram reunidos por três dias em Curitiba. “Não elaboramos apenas propostas, mas também fomos orientados para o melhor encaminhamento dos processos seguindo a estrutura de funcionamento da autarquia”, explica a assessora de Gabinete, Zuleica Koritiak.
Como propostas para aprovação no seminário, o diretor de Esporte, Detlev Surkamp, selecionou cinco principais: alteração no sistema de disputa do vôlei de praia; aumento do grau de dificuldade nas provas de ciclismo; mudança na classificação a partir do quinto colocado nos esportes coletivos, fazendo com que prevaleça o confronto em quadra; validade mínima de dois anos para cada alteração no regulamento; e diminuir o número de finalistas a partir de 2009.
Segundo Detlev, mudanças nos regulamentos das competições oficiais do Paraná (Jogos Colegiais, Jogos da Juventude, Jogos Abertos e Jogos Universitários) são solicitadas todos os anos pelos participantes, como forma de aprimorar as disputas ou atrair mais participantes.
Os representantes dos municípios assistirão a palestras sobre temas esportivos, como a Lei Nacional de Incentivo Fiscal, com Paulo Marcos Schimidt, procurador geral do Tribunal de Justiça Desportiva da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Vão participar um representante do Ministério do Esporte, o secretário de Estado da Educação, Maurício Requião, e dirigentes da Paraná Esporte.