Município de Santa Terezinha de Itaipu terá Biblioteca Cidadã

O governador Orlando Pessuti autorizou a construção da biblioteca no município e liberou recursos para recape asfástico para Medianeira e Serranópolis do Iguaçu
18/09/2010 - 14:10

Confira o áudio desta notícia

O governador Orlando Pessuti autorizou, neste sábado (18), licitação para a construção de uma Biblioteca Cidadã, em Santa Terezinha do Itaipu, a 20 quilometros de Foz do Iguaçu. Ainda pela manhã, o governador esteve em Medianeira e liberou recursos para recape asfáltico para o município e para Serranópolis do Iguaçu.
“A construção da biblioteca é uma reivindicação antiga da prefeita Ana Maria Carlessi, que vem ao encontro das necesidades do município”, afirmou o governador. A biblioteca terá Telecentro, sala de consulta, sala de reunião, acervo de aproximadamente dois mil volumes, equipamentos de informática, áudio e vídeo. O terreno onde a biblioteca será construída foi cedido pela prefeitura.
A secretária estadual da Cultura, Vera Mussi, destacou que o programa Biblioteca Cidadã tem boa receptividade nos municípios. “Os prefeitos estão atentos ao desenvolvimento intelectual dos cidadãos”, disse. Ela destacou que o conjunto de serviços disponibilizados pela Biblioteca Cidadã dá oportunidade de acesso à formação e à informação da população. “A biblioteca ajuda a construir a cidadania”, afirmou Vera Mussi.
A prefeita de Santa Terezinha do Itaipu, valorizou o trabalho que os profissionais da educação realizam na cidade e disse que a Biblioteca Cidadã vai proporcionar mais qualidade de ensino. Ana Carlessi mencionou benefícios repassados pelo governo ao município como ônibus escolares, caminhão para o Corpo de Bombeiros, ambulância com UTI móvel e a sinalização de vias urbanas.
Pessuti lembrou que os recursos para as placas da cidade foram disponibilizados pelo Detran e que estavam parados no caixa da instituição. “Nós estamos desatando alguns nós que estavam pendentes”, afirmou o governador. O governador anunciou também comentou que Santa Terezinha do Itaipu terá uma Clínica da Mulher e da Criança.
URBANISMO - O secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Wilson Lipski, anunciou que nas próximas semanas o governo estadual vai disponibilizar R$ 200 mil, a fundo perdido, para o município de Santa Terezinha do Itaipu investir em pavimentação urbana.
Recursos para o recape asfáltico também foram disponibilizados para Medianeira e Serranópolis do Iguaçu. O governador assinou autorização para licitar obras no valor R$ 200 mil para cada município. “Os recursos já estão à disposição dos municípios”, informou o secretárioLipski.
O prefeito de Medianeira, Elias Carrer, comemorou: “Com o recape, poderemos prolongar a vida útil da malha viaria da cidade”, disse.