Município de Itaperuçu ganha Clínica da Mulher e da Criança

07/12/2010 - 18:50

O governador em exercício, Nelson Justus, o secretário de Saúde, Carlos Moreira, e o prefeito em exercício, Jefferson José Gomes Castro, inauguraram nesta terça-feira (7) a Clínica da Mulher e da Criança de Itaperuçu, Região Metropolitana de Curitiba. O investimento aproximado para a realização da obra foi de R$ 500 mil e, a partir de agora, o Governo do Paraná começa a repassar para a prefeitura R$ 8 mil por mês, para ajudar na manutenção.
Com a nova clínica, já há 122 centros funcionando no Paraná, especialmente nos menores municípios e em regiões carentes. Para Justus, o programa é uma demonstração de respeito com a população do Paraná, que tem na saúde sua principal reivindicação.
“Esse é um programa extraordinário. Já são muitos centros inaugurados, que atendem as mulheres e crianças do Estado. O Governo do Paraná está cumprindo seu maior compromisso com a população, que é cuidar da saúde como prioridade”, falou.
A Clínica da Mulher e da Criança oferece acompanhamento médico gratuito para gestantes e crianças da região, com consultas em ginecologia, pré-natal e pediatria, planejamento familiar, prevenção ao câncer de colo de útero e de mama, entre outras.
De acordo com Moreira, o programa é uma das razões da queda consistente dos números da mortalidade materno-infantil, que caíram quase pela metade nos últimos dez anos.
“É um programa de sucesso, que apresenta resultado imediato. Na medida em que as clínicas são inauguradas e começam a funcionar, diminui radicalmente a mortalidade materno-infantil, pois o pré-natal é bem feito, há um cuidado especial com a gestante, e com a criança até o primeiro ano de vida ficar completo”, falou o secretário.
A cidade de Itaperuçu tem aproximadamente 27 mil habitantes. Até a inauguração de hoje, contava com duas unidades de atendimento, que já não suportavam a demanda. Segundo o prefeito em exercício, 90% das mulheres grávidas precisavam ir a Curitiba fazer as consultas.
“A partir de agora, as gestantes do município tem uma estrutura adequada e profissionais capacitados para realizar o acompanhamento da gestação”, comemorou. O município realiza cerca de mil exames preventivos anualmente, e em 2010 são acompanhadas aproximadamente 450 gestações.
MAIS CLÍNICAS — Nesta terça-feira também foram inaugurados Centros em Dr. Ulysses, Cerro Azul e Tunas do Paraná. As entregas continuam nos próximas dias. O Governo do Paraná prevê que nos próximos meses 150 unidades estejam em funcionamento.