Município de Cerro Azul recebe Biblioteca Cidadã

Criado em 2004 pelo Governo do Paraná, esse é o maior projeto de construção de bibliotecas públicas já realizado no Brasil
23/03/2010 - 17:10

O município de Cerro Azul, no Vale do Ribeira, recebeu nesta terça-feira (23) a Biblioteca Cidadã Doutor Nivaldo Ênio de Moura e Costa. O programa, criado em 2004 pelo Governo do Paraná, é o maior projeto de construção de bibliotecas públicas já realizado no Brasil. A unidade tem um acervo inicial de 2 mil livros e um telecentro com cinco computadores com acesso à internet, além de espaço com aparelhos de televisão, vídeo e DVD. “O Governo do Paraná investiu nestas bibliotecas porque sabe que a leitura, complementada pela ferramenta da internet, propicia o avanço da cidadania”, afirmou a secretária da Cultura, Vera Mussi.
“O telecentro instalado dentro da unidade permite uma integração da população desta cidade com o mundo. A Biblioteca foi feita para a comunidade, ela não se restringe a alunos apenas. A ideia é que todos sejam beneficiados”, disse Vera. O projeto desenvolvido pela Secretaria da Cultura, em parceria com a Biblioteca Pública do Paraná, Secretarias de Assuntos Estratégicos e de Obras Públicas e prefeituras, beneficiará mais de 300 municípios até o final de 2010.
“Esta obra é de extrema importância para nossa cidade. Aqui não tínhamos nenhuma biblioteca pública, apenas a do colégio, utilizada apenas por nossos alunos. Agora a população poderá usufruir de um acervo completo, de uma estrutura moderna e ambiente agradável”, disse o prefeito de Cerro Azul, Dalton Luis de Moura e Costa.
A Biblioteca Cidadã valoriza a cultura da região, com artistas que pintam um painel na entrada principal. Na Biblioteca Cidadã de Cerro Azul, o artista Jesiel de Cristo pintou o painel “Tributo aos Pioneiros”. O horário de funcionamento da Biblioteca é de segunda a sexta, das 8h às 18h00.
De acordo com professora aposentada Zélia Souza Schnell, 62 anos, a comunidade esperava ansiosa pela Biblioteca. “É uma grande conquista para todos nós. Era algo de que realmente precisávamos, nossa população é muito carente de leitura. Já conheci o local e não posso esperar para emprestar um livro”, disse.
As Bibliotecas Cidadãs são constituídas por módulos, que se adaptam a diferentes tipos de terrenos e possibilitam uma ampliação futura. As construções são de responsabilidade da Secretaria de Estado de Obras Públicas. Cada unidade recebe investimentos de R$ 312 mil. A instalação dos telecentros é coordenada pela Secretaria de Assuntos Estratégicos em parceria com a Celepar.