Foz do Iguaçu ganhou mais uma nova opção turística com a realização do Mundial de Canoagem Slalom, realizado de 19 a 23 de setembro. O evento é uma seletiva para os Jogos Olímpicos de Pequim (China), em 2008.
O campeonato projetou ainda mais o município do oeste paranaense para os quatro cantos do mundo. Pesquisa parcial realizada na mídia eletrônica revela centenas de matérias positivas ligando a competição internacional e os atrativos iguaçuenses e fronteiriços.
Além das corredeiras do Canal de Itaipu serem excelentes para a prática esportiva, conforme revelou a maioria dos atletas latinos, europeus e norte-americanos, outro fator foi determinante para o sucesso da competição: a logística da cidade.
Foz possui hotéis para todos os estilos, gostos e bolsos. Como está situada na tríplice-fronteira do Brasil, Paraguai e Argentina, os atletas têm a oportunidade de conhecer os atrativos dos países percorrendo poucos quilômetros. Esse diferencial agradou as pessoas envolvidas na disputa.
Como é o caso dos irmãos canoístas portugueses Lara e Ivan Silva. Os dois gostaram muito dos atrativos turísticos e das opções de compras nos dois países vizinhos. No próximo evento, eles esperam visitar a cidade com mais tempo, já que o tempo foi muito curto. "Todo o período que estivemos aqui foi quase todo dedicado ao mundial", afirmaram.
O Canal Itaipu poderá ser também o destino de treinamento de equipes durante o Inverno Europeu. "Atualmente muitos treinam na Europa, mas agora que conheceram Foz do Iguaçu, muito optarão por treinar no Brasil", disse o o presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, João Tomsini.