Muita festa na abertura dos Jogos Colegiais do Paraná

Em algumas sedes, a cerimônia acabou sendo cancelada em razão das chuvas, como em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, e Pinhão, na região de Guarapuava
Publicação
24/04/2010 - 15:10
Editoria
A noite de sexta-feira (23) foi marcante para milhares de alunos que participaram da solenidade de abertura da segunda etapa da fase regional dos 57.º Jogos Colegiais do Paraná (Jocops), na maioria dos 16 núcleos regionais de Educação, onde a competição vai até quinta-feira (29). Em algumas sedes, a cerimônia acabou sendo cancelada em razão das chuvas, como em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, e Pinhão, na região de Guarapuava.
Nas sedes onde houve a festa de abertura, o público se empolgou com a euforia dos alunos e a apresentação de números artísticos em praticamente todos os locais. Na maioria deles houve shows musicais, danças diversas, espetáculos circenses e até ginástica artística, em Ribeirão do Pinhal, e ginástica rítmica, em Jaboti, ambas no nordeste do Estado.
Em Foz do Iguaçu, depois dos tradicionais atos de abertura oficial de competições, um grupo do projeto de recreação Expresso da Alegria, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) de Foz do Iguaçu, fez o diferencial. Numa enquete de humor, sem fala, foi mostrada a “origem” do fogo olímpico, para surpresa da plateia.
O diretor-presidente da Paraná Esporte, Marco Aurélio Saldanha Rocha, compareceu à solenidade em Astorga, no norte do Estado.“Tenho certeza que veremos alguns de vocês nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016. Acredito nisso, porque hoje o Paraná é a segunda força estudantil do Brasil, na categoria de 15 a 17 anos, perdendo apenas para São Paulo. E aqui em Astorga, sei que temos equipes qualificadas, graças ao trabalho de todos.”
Em Foz do Iguaçu, ainda, em rápidos discursos falaram a coordenadora administrativa da regional, Solange Antosz, da Paraná Esporte, a chefe do Núcleo Regional de Educação de Foz, Dulce Wernke, e o secretário de Esporte do município, Márcio Ferreira.
“Foz do Iguaçu vive um momento especial no esporte. Estamos promovendo esse evento, faremos a final dos Jogos da Juventude, em novembro, e apresentamos projetos para Foz sediar as Olimpíadas Escolares Brasileiras no ano que vem e para se tornar uma sub-sede da Copa do Mundo em 2014”, anunciou Márcio.
COMPETIÇÃO - A segunda etapa da fase regional dos Jogos Colegiais do Paraná está sendo disputada nas sedes Alto Piquiri, Astorga, Barbosa Ferraz, Campina Grande do Sul/Quatro Barras, Coronel Vivida, Foz do Iguaçu, Jaboti, Mandirituba/Quitandinha, Nova Esperança, Pinhão, Ribeirão do Pinhal, Santa Maria do Oeste, São Jorge do Oeste, São Mateus do Sul, Telêmaco Borba e Tupãssi.
Os confrontos entre os colégios começaram na manhã desse sábado (24/4) e vão até quinta-feira (29). Em razão das chuvas, também, a modalidade de atletismo nesse primeiro dia de disputa, em Campina Grande do Sul e Pinhão, precisou ser transferida de data. Já em Foz do Iguaçu, mesmo com um pouco de chuva no fim das provas, a modalidade foi disputada.
Participam da segunda etapa da fase regional mais de 25 mil alunos do ensino regular e especial, de escolas públicas e privadas, nos dois sexos e em duas faixas etárias: de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos. Na fase regional, os colégios disputam a classificação para a fase macrorregional em sete modalidades (basquete, futebol, futsal, handebol, vôlei, tênis de mesa e xadrez), e direto para a final em outras duas: atletismo e vôlei de praia.
Nas modalidades coletivas só os campeões dos núcleos seguirão na competição. Nas individuais passam de fase os dois primeiros de cada prova. Assim, dos mais de 25 mil participantes, aproximadamente 7 mil continuarão brigando pelo título e vagas nas Olimpíadas Escolares Brasileiras. Outro tanto já garantiu vaga na primeira etapa, entre os dias 9 e 15 de abril, nos demais 16 núcleos regionais de Educação.
Algumas modalidades como ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação, taekwondo e certas provas do atletismo são disputadas apenas na fase final. Também entram só na final, nas respectivas modalidades, os municípios sedes dessa fase: Apucarana (basquete); Ibiporã (futsal); Londrina (ginástica rítmica, handebol, natação, taekwondo e xadrez); Marialva (futebol); Maringá (atletismo, judô, ciclismo, tênis de mesa e bocha-PC); e Rolândia (voleibol e vôlei de praia). Ainda vão direto pra a final, de 21 a 30 de maio, os três primeiros colocados do ano passado nas modalidades coletivas.

GALERIA DE IMAGENS