Mostra fotográfica retrata projetos do “Universidade Sem Fronteiras”

Evento reúne 100 fotografias, impressas em papel reciclado, originado de bagaço de cana-de-açúcar
Publicação
22/11/2010 - 11:00
A coordenação do Programa Universidade Sem Fronteiras promove de 7 a 17 de dezembro, a Mostra de Fotografias “Terra Sem Males”, no Palácio das Araucárias do fotógrafo Joka Madruga. Durante o evento, 100 fotografias, impressas em papel reciclado, originado de bagaço de cana-de-açúcar, retratam o cotidiano dos bolsistas e beneficiários, assim como, o cenário dos projetos. Do total de 427 projetos desenvolvidos aproximadamente 106 foram registrados.
Considerado o maior programa de extensão universitária em execução no país, o USF, elaborado e desenvolvido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), tem por objetivo implementar o que é estudado dentro das Instituições Estaduais de Ensino Superior nos municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano.
Desde outubro de 2007, equipes multidisciplinares compostas por educadores, profissionais recém-formados e estudantes das IEES trabalham em centenas de projetos, presentes hoje, em mais de 200 municípios.
Encontros– Os coordenadores do USF e dos projetos de extensão das IEES realizam, no fim de novembro e início de dezembro, diversos encontros com o intuito de avaliar o programa. Além disso, a equipe irá realizar uma retrospectiva das ações destacando os impactos que os projetos produziram nas comunidades, o aprendizado, quais suportes tecnológicos foram oferecidos e qual a alteração de renda das famílias envolvidas no programa.
Nesse contexto, parte da mostra poderá ser conferida durantes os encontros nas IEES a seguir:
22/11 – Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
24/11 e 25/11 – Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)
30/11 – Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)
03/11 – Universidade Estadual de Maringá (UEM)