Cinco filmes – entre eles “Setenta anos de cinema brasileiro”, de 1978, e “Os pioneiros do cinema no Paraná” (1994) – e mais um debate sobre a exibição de materiais antigos marcam o encerramento, na noite desta sexta-feira (14), do Recine, mostra de cinema de arquivo que está sendo realizada no Cine Luz, em Curitiba. O evento é promovido pelo Arquivo Público Nacional no Rio de Janeiro há seis anos e, graças a uma parceira com o Arquivo Público do Paraná, pela primeira vez ocorre no Estado. A entrada é gratuita.
Além dos dois filmes citados, está na programação também a exibição de “Cinegrafista de Rondon”, de 1979, “Suplício de uma saudade” (1992) e “Carnaval em Curitiba” (1910). As apresentações começam às 19 horas. São documentários, de curta duração, que trazem imagens históricas sobre fatos, situações e costumes das mais variadas épocas.
ABERTURA DO EVENTO - Nesta quinta-feira (13), na abertura do evento, o curador do Recine, Clóvis Molinari Júnior, destacou a importância de se trazer a mostra ao Paraná. A idéia, segundo ele, é que o Recine passe a ser realizado no Estado com freqüência, e que mescle as produções nacionais com as locais. “Essa parceira com o Arquivo Público do Paraná foi fundamental para que o Recine chegasse a Curitiba”, afirmou.
No primeiro dia da mostra, um dos filmes mais apreciados pelo público – na maior parte, formado por estudiosos de cinema -, foi “Um Rio que passou...”, pertencente ao acervo do Arquivo Nacional. O filme, com imagens da capital fluminense de meados do século passado, mostra os costumes do carioca na década de 50, bem como os problemas urbanos já vivenciados à época: enchentes, favelização e trens lotados. Ao mesmo tempo, exalta – com narração de 50 anos atrás -, as belezas de Copacabana.
SERVIÇO - Mais informações sobre o Recine podem ser obtidas pelo telefone (41) 3352-2299, ramal 214, ou nos sítios www.pr.gov.br/arquivopublico ou www.recine.com.br.,
Confira a programação desta sexta-feira (14)
RECINE - PARANÁ
Local: Cine Luz.
Rua XV de Novembro, 822, Centro, Curitiba
Horário: 19 às 22 horas
DIA 14 – SEXTA-FEIRA – 19 HORAS
Filmes
- Setenta anos do Cinema Brasileiro, de Jurandyr Noronha (1978)
- Cinegrafista de Rondon, de Jurandyr Noronha (1979)
- Os pioneiros do cinema no Paraná, de Willy e Werner Schumann (1994)
- Suplício de uma saudade, de Tiomkim e Estevan Silvera (1992)
- Carnaval em Curitiba, de Aníbal Requião (1910)
Debate “Difusão, Oficinas e o Caráter Contemporâneo da Exibição de Materiais Antigos”. Debatedores:
- Ricardo Favilla – Rio de Cinema Produções
- Fernando Severo - Centro Europeu
- Luís Renato Ribas - Cinevídeo Produções
- Estevan Silvera - Documentarista
Mostra de cinemas de arquivo termina nesta sexta com cinco filmes e debates
Exibição de cinema de arquivo está sendo realizada às 19 horas no Cine Luz, em Curitiba
Publicação
14/12/2007 - 14:35
14/12/2007 - 14:35
Editoria