Moreira visita Santa Casa de Misericórdia e Hospital de Olhos em Jacarezinho

Em breve, UTI Adulto da Santa Casa entrará em funcionamento com 10 leitos
Publicação
01/10/2010 - 10:10
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O secretário da Saúde, Carlos Moreira Júnior, visitou nesta quinta-feira (30) a Santa Casa de Misericórdia e o Hospital de Olhos do Norte Pioneiro em Jacarezinho. Em breve, a UTI Adulto da Santa Casa entrará em funcionamento com 10 leitos, repassados pela Secretaria da Saúde. Ela será referência para 23 municípios da região.
Atualmente 90% dos atendimentos da Santa Casa de Misericórdia são feitos pelo Sistema Único de Saúde. Por ser um hospital filantrópico, o Governo do Paraná repassa o incentivo no valor de R$ 52 mil para a realização de cirurgias eletiva e para a gestação de alto risco. “O governo tem feito muito pela saúde do norte pioneiro. A interiorização da saúde nesta região é uma realidade”, afirmou.
O ambulatório da Santa Casa atende todas as especialidades médicas e a unidade está equipada com tomógrafo computadorizado, ultrassom, três aparelhos de raio-X, vídeolaparoscopia e vídeo-endoscopia.
O diretor da 19ª Regional de Saúde (Jacarezinho), Jorge Godoy, enfatizou que o governo também equipou o Hospital Regional do Norte Pioneiro, em Santo Antonio da Platina. “Além dos hospitais, estão sendo construídas 10 clínicas da Mulher e da Criança na região”, disse.
O secretário também conheceu a estrutura do Hospital de Olhos do Norte Pioneiro, onde hoje atuam 10 médicos que fazem duas mil consultas e 200 cirurgias por mês pelo Sistema Único de Saúde. “A região está bem assistida na área de oftalmologia”, afirmou o secretário. O diretor do Hospital de Olhos, José Haggi, disse que o serviço é referência para a região de Cornélio Procópio.
Recepção – O secretário da Saúde foi recepcionado por cerca de 200 servidores da 19ª Regional de Saúde, funcionários e prestadores de serviço do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro na noite desta quinta-feira (30). “O Norte Pioneiro tem feito um bom trabalho. Vejo servidores que vestem a camisa, que se dedicam com entusiasmo ao serviço público”, disse.
O secretário enfatizou que os indicadores de saúde vêm melhorando a cada dia. Em relação à mortalidade infantil, em 2000 o índice era de 19 mortes para mil nascidos vivos . Em 2010 a expectativa é de 11 mortes para cada mil nascidos vivos. “Estamos trabalhando muito para chegar em 2015 com o índice de apenas um dígito”, disse.

GALERIA DE IMAGENS