A área de invasão Vila Zumbi dos Palmares, em Colombo, região metropolitana de Curitiba, vai ganhar as obras de urbanização a partir de 60 dias. O anúncio foi feito pelo presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Luiz Claudio Romanelli, neste domingo (24). Conforme disse, a companhia já é dona de dois terços da área, o que torna mais rápida a regularização fundiária dos lotes e as outras obras. “Não há mais motivo para os moradores temerem o despejo pela reintegração de posse. Agora, o futuro é a regularização”, afirmou Romanelli.
O presidente da Cohapar abriu os trabalhos do Ação Cooperar, realizado em parceria com o Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar) e a Prefeitura Municipal de Colombo. Durante todo o domingo, foram oferecidos aos moradores serviços, palestras, atividades e orientações. O Ação Cooperar contou com a colaboração de Copel, Sanepar, Ministério do Trabalho, Agência do Trabalhador, Instituto de Identificação do Paraná, Prefeitura Municipal de Colombo, Grupo Voluntários em Ação e Stylo Hair. O evento foi encerrado com o sorteio de quatro fogões e shows de música popular e hip-hop.
Canteiro-escola – A Vila Zumbi dos Palmares está em processo de regularização fundiária e urbanização por meio do programa Direito de Morar, da Cohapar. “Vamos regularizar lotes e relocar algumas famílias que vivem à margem do Rio Palmital, para que possamos construir um dique de contenção para evitar as enchentes, que são comuns por aqui”, explicou Romanelli. As famílias relocadas vão viver em sobrados que a Cohapar vai construir na própria vila.
O presidente da Cohapar explicou que as obras devem começar em 60 dias. “O Direito de Morar é um programa ambicioso definido pelo governador Roberto Requião desde a sua posse. Desde então, caminhamos com cuidado, para não frustrar as expectativas das famílias que vivem nas ocupações. Hoje, finalmente, pudemos anunciar boas notícias”, disse.
Além da regularização dos lotes, da construção de casas e do dique de contenção do Rio Palmital, as ações do Direito de Morar na Vila Zumbi dos Palmares incluem a drenagem do solo, pavimentação, instalação de água, luz e esgoto regularizados. “As obras irão envolver a comunidade, gerando empregos e, por meio do Canteiro-Escola, capacitaremos a população a exercer atividades na área de construção civil”, disse Romanelli.
Cidadania e diversão – O Ação Cooperar atraiu centenas de pessoas às tendas montadas na Vila Zumbi dos Palmares. Caso das irmãs Eliane Aparecida Silva da Luz, 23 anos, e Eli de Oliveira da Silva, 16 anos, que aproveitaram para fazer as carteiras de identidade. “Ainda não tínhamos o documento. Ele será importante para trabalharmos”, explicou Eliane. Eli aproveitou o Ação Cooperar para fazer, também, a Carteira de Trabalho.
Eliane vive na ocupação desde que chegou do interior, há oito anos. “É a primeira vez que vejo atenção especial dada pelas autoridades”, disse, elogiando o Ação Cooperar. A casa em que vive com o marido e a filha será regularizada pelo Direito de Morar. “Finalmente teremos a segurança de saber que não corremos o risco de sermos despejados de uma hora para outra”, comentou.
Os moradores da Vila Zumbi também aproveitaram o Ação Cooperar para cuidar da beleza. Caso do garoto Fábio Cardoso da Cruz, 13 anos, que foi cortar o cabelo no estande montado pelos voluntários do Stylo Hair. “Pedi um corte social”, explicou o menino. “Esse é um trabalho divertido e proveitoso”, avaliou o cabeleireiro Alexandre de Souza, enquanto atendia Fábio. A procura pelo serviço foi grande – em pouco mais de duas horas, os dez profissionais voluntários atenderam a mais de 100 pessoas, na maioria crianças.
Expansão – “O Ação Cooperar começou na Vila Zumbi e deve chegar às demais ocupações da Região Metropolitana de Curitiba. É uma forma de nos integrarmos à comunidade, estabelecendo um canal de relacionamento entre ela e o poder público”, explicou Romanelli.
“A Cohapar não está preocupada apenas com a construção de casas, pois entende que o direito à moradia envolve também o acesso a infra-estrutura e serviços básicos”, disse o superintendente de Relações Comunitárias da empresa, João José de Arruda Júnior.
“Ações como essa nos ajudam a conhecer de perto as dificuldades da população e a juntos buscarmos soluções para elas”, explicou o prefeito de Colombo, José Antônio Camargo. “A cooperação entre a prefeitura, a Cohapar e a população não acaba neste domingo, ela continuará sendo diária.”