Monitores de telecentros participam de treinamento em Curitiba

Os responsáveis pelo atendimento ao público são treinados em práticas de gerenciamento conhecimentos básicos de programas de computador
Publicação
26/07/2010 - 16:30

Confira o áudio desta notícia

Os monitores de telecentros de 10 municípios paranaenses passam por um processo de atualização em Curitiba. Os responsáveis pelo atendimento ao público são treinados em práticas de gerenciamento conhecimentos básicos de programas de computador. A promoção é da Companhia de Informática do Paraná (Celepar).
Além da gestão do local, os monitores são responsáveis pelo repasse de conhecimentos sobre tecnologia de informação e comunicação aos usuários dos telecentros. Segundo Marilaide de Quadros, gerente de Inclusão Digital da Celepar, a capacitação dos monitores é fundamental para que os telecentros atinjam seus objetivos de promoção do acesso da população à internet e aos programas de computador.
“Além do acesso à internet, nos cursos os monitores adquirem conhecimento sobre normas e regras de uso dos computadores e hardware, Linux como melhor utilizar os serviços públicos disponíveis através da internet”, explicou Marilaide de Quadros.
Scheila Aparecida Samuel e Edna do Rocio Ribas, atendentes do telecentro de Castro, concordam que a troca de experiências entre os técnicos da Celepar e os monitores é fundamental para o avanço do Programa de Inclusão Digital. “Além do acesso a atividades de lazer, os telecentros também são meios de busca de conhecimento”, ressaltou Scheila.
Os monitores têm a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em BrOffice (texto, planilha, apresentação e desenhos), Inkscape (desenhos vetoriais) e GIMP (editor de imagens).
Nesta etapa, participaram do treinamento monitores dos municípios de Abatiá, Cantagalo, Castro, Doutor Ulysses, Espigão Alto do Iguaçu, Farol, Iretama, Laranjal, Tapira e Ventania. O Programa de Inclusão Digital conta com mais de 150 telecentros distribuídos por todas as regiões do Paraná. A maioria nas localidades de baixo índice de desenvolvimento humano.

GALERIA DE IMAGENS