A Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral acompanha o andamento do programa Leite das Crianças, programa que distribui um litro de leite para meninos e meninas pobres com idade entre seis meses e 3 anos de idade. O trabalho tem por objetivo garantir que a meta de diminuição da desnutrição seja alcançada. “Ele não tem um caráter investigativo. Mas, sim de acompanhar o programa e detectar possibilidades de melhorar os procedimentos”, explica Darcy Marzulo Ribeiro, coordenador de Políticas Públicas da Secretaria.
A equipe da Coordenadoria já realizou visitas a diversas cidades do Estado, como Foz do Iguaçu, Morretes, Paranaguá, Maringá, Cascavel e Loanda. Em cada localidade, foram verificados se alguns procedimentos que estão previstos no programa têm sido cumpridos. Segundo Ribeiro, um dos aspectos que está sendo observado é se as mães das crianças cadastradas no programa levam regularmente seus filhos para o controle nutricional, como medição e pesagem. Esta é uma das exigências para que seja garantida a participação de cada família no programa.
Além disso, estão sendo realizadas análises de questões relativas ao cadastro dos participantes, à existência de um Conselho Gestor nos municípios abrangidos e também, como tem sido feito, o controle das sobras de leite. Em cada visita, são entrevistadas famílias que participam do Leite das Crianças. Elas são questionadas sobre o recebimento da quantidade do produto a que têm direito e sobre os benefícios do programa.
O trabalho de acompanhamento do Leite das Crianças começou em fevereiro e, de acordo com Ribeiro, depois do levantamento de dados, serão feitas sugestões visando uma maior eficiência do programa.
Monitoramento busca assegurar resultados do programa Leite das Crianças
Trabalho é desenvolvido pela Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral e tem como objetivo verificar se procedimentos previstos estão sendo executados
Publicação
27/05/2005 - 06:00
27/05/2005 - 06:00
Editoria