O modelo paranaense de integração direta entre o estado, províncias e departamentos no Mercosul entrou na proposta de plano de trabalho que será apresentada no Foro Consultivo de Municípios, Estados, Províncias e Departamentos do Mercosul (FCCR), a ser realizado no fim de semana em Buenos Aires, na Argentina, com a participação do governador Roberto Requião.
“Nós apresentamos nosso modelo à presidência do Foro, que decidiu copiar a sistemática paranaense e propor uma agenda oficial de missões de negócios entre governadores e prefeitos do Mercosul, como nós já estamos fazendo há algum tempo”, afirmou o secretário do Codesul-PR (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul), Santiago Martín Gallo.
A proposta será debatida como objetivo de curto prazo do Foro e, caso aprovada, poderá entrar em vigor ainda este ano, já que o Foro Consultivo de Prefeitos e Governadores é a instituição oficial para políticas dos governadores e prefeitos ao Grupo Mercado Comum (GMC), do Mercosul. “O Paraná já trabalha na integração regional direta entre províncias, como por exemplo, Missiones e Tucumán, na Argentina, e o Estado. É isso que será proposto oficialmente em Buenos Aires”, explica Santiago Gallo.
Entre os outros objetivos de curto prazo, estarão em debate mais quatro pontos principais, entre eles o acesso ao Focem (Fundo para Convergência Estrutural do Mercosul), que dispõe de cerca de US$ 100 milhões anuais para aplicação em projetos de redução das desigualdades regionais. “Os estados e municípios podem apresentar projetos para obter esses recursos, no entanto ainda poucos o fazem. A idéia do Foro será produzir uma cartilha informativa para estimular a participação”, diz ainda Gallo.
Outro projeto será a criação de um prêmio anual para experiências públicas e sociais que melhorem efetivamente a qualidade de vida dos cidadãos do Mercosul. “Nesse prêmio, que deverá ser lançado no fim de 2008, o Paraná tem muito a contribuir, com programas como o leite das crianças, luz fraterna, tarifa social da água, trator solidário e inclusão digital”, afirma Gallo.
Também estará em discussão a criação de um calendário unificado de atividades culturais e econômicas dos governos estaduais e municipais do Mercosul e a criação de um site do Foro Consultivo - para melhorar seu relacionamento com a comunidade.
O Foro Consultivo de Municípios, Estados, Províncias e Departamentos do Mercosul (FCCR), instalado em janeiro de 2007, é o órgão oficial de representação direta dos governadores e prefeitos da região no Mercosul, com objetivo de propor políticas a serem implementadas na região.
Modelo paranaense de integração com províncias vai ser proposto no Mercosul
A informação é do secretário do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul-PR), Santiago Martín Gallo
Publicação
26/06/2008 - 13:50
26/06/2008 - 13:50
Editoria