Modelo de capacitação de servidores do Paraná será aplicado em todo país

13/12/2010 - 16:00

O Ministério do Planejamento vai oferecer aos servidores em todo o país um curso de nível superior – de Tecnólogo em Gestão Pública – que seguirá o modelo adotado em 2005 pelo Governo do Paraná, para a qualificação de funcionários estaduais e municipais. Um convênio entre o ministério e o Instituto Federal do Paraná (IFPR) foi assinado nesta segunda-feira (dia 13), em Curitiba, em solenidade que contou com a participação do ministro Paulo Bernardo, do reitor do IFPR, Alípio Leal, da presidente da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Helena Kerr do Amaral, e da secretária de Estado da Administração, Maria Marta Lunardon.
De acordo com nota do Ministério do Planejamento, o programa federal “foi inspirado no êxito de uma solução apresentada pela Escola de Governo da Secretaria da Administração e da Previdência do Estado do Paraná”, que envolve também as universidades estaduais, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e prefeituras em todas as regiões do território paranaense. O ministério estima que, em seis anos, 500 mil servidores em todo o país passarão pelo curso. “Achamos excelente a ideia de utilizar a estrutura do IFPR”, disse o ministro. “O Brasil vai contar com mais qualidade; é absolutamente estratégico”, complementou a presidente da Enap.
A secretária da Administração, por sua vez, enalteceu que o compartilhamento de experiências, tão defendido em simpósios entre gestores e teóricos, está, na prática, ocorrendo. “Em se tratando de serviço público e, portanto, de interesse público, não há proprietários de ideias ou de soluções. Assim, as contribuições, mesmo as menores, podem ser duplicadas, modificadas, adaptadas para melhor servir a outras esferas e pessoas, por meio de parcerias entre entes públicos como, aliás, acontece aqui no Estado do Paraná desde 2003”, declarou Maria Marta.
CURSOS - Especificamente a parceria entre Governo do Paraná e o IFPR, para a capacitação de servidores, foi firmada em 2005 – quando o atual Instituto era ainda a Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A parceria, que também envolveu as prefeituras, possibilitou a abertura do curso, em nível pós-médio, de Técnico em Gestão Pública. O curso era ministrado em Curitiba, dos estúdios do IFPR, e transmitido em tempo real a cerca de 200 telessalas do instituto em todo o Paraná. Quase 600 servidores estaduais foram formados.
Em 2008, a parceria foi ampliada, com o lançamento do curso de nível superior de Tecnólogo em Gestão Pública, aplicado e transmitido nos mesmos moldes. Além de contemplar os servidores já formados no curso técnico, foi estendido também a outros funcionários, tanto estaduais como municipais. O curso tem duas turmas, com 12,9 mil agentes públicos – a primeira delas, com 6.191 alunos, encerrou as aulas neste mês e terá formatura em maio do ano que vem.
TODO O BRASIL - A expansão do programa para o país prevê, segundo o Ministério do Planejamento, 30 mil vagas até 2010, sendo que pelo menos 90% delas serão destinadas a servidores de municípios de todo o Brasil. Para os anos seguintes (até 2016), o Ministério do Planejamento pretende expandir a iniciativa para 500 mil trabalhadores do serviço público, abrindo a possibilidade de capacitação também em nível médio e técnico.
Os cursos serão destinados a membros, dirigentes, gestores, técnicos e auxiliares dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de todas as esferas de governo. Além desses, beneficiará integrantes da administração direta e indireta que sejam estatutários, celetistas ou comissionados e ainda os conselheiros dos conselhos gestores de políticas públicas de setores como Saúde, Alimentação Escolar, Assistência Social, dentre outros.
Na solenidade desta segunda, também estiveram presentes, compondo a mesa de autoridades, o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, e o subsecretário de Articulação Federativa, Olavo Neto, que representou o chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha.