A Secretaria da Criança e da Juventude participará nesta quinta-feira (12) em Guarauninha, região rural no município de Palmeira, de uma mobilização pelo enfrentamento ao trabalho infantil no Paraná. A ação tem o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância da educação para enfrentar o problema e contará com a presença da secretária Thelma Alves de Oliveira.
A abertura oficial do evento, promovido pelo Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil (Feti-PR), em parceria com Prefeitura de Palmeiras, será às 10 horas. As atividades terão início com a chegada dos alunos das escolas públicas municipais e de seus familiares. Na ocasião, profissionais das áreas de saúde e de direito prestarão atendimento gratuito à população.
Também estarão presentes o secretário do Trabalho e Promoção Social, Nelson Garcia; a procuradora do Ministério Público na área de trabalho infantil, Margareth Campos; a representante da Ordem dos Advogados do Brasil no Paraná, Márcia Alves; o médico Pujol, do Hospital Infantil Pequeno Príncipe; e o prefeito de Palmeira, Altamir Sanson, além de autoridades regionais.
SITUAÇÃO - Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD/IBGE) o percentual de crianças e adolescentes que continuam freqüentando a escola, mesmo quando trabalham, ainda é alto: 93% de meninos e meninas com idade entre cinco e nove anos; 96% entre 10 e 13 anos; e 84% entre 14 e 15 anos.
Porém, 20,4% ainda não freqüentam a escola porque precisam trabalhar ou ajudar na realização de afazeres domésticos. Diante desta realidade, os eventos que serão realizados pelos Fóruns Estaduais e pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI) terão como tema central: Educação: resposta certa contra o trabalho infantil.
No Estado do Paraná, de acordo com dados do Ipardes, aproximadamente 80 mil estão em atividades agrossilvopastoris. Por isso o evento será realizado em uma região de plantações fumageiras, visando a ação direta com as famílias que sofrem esse tipo de exploração de mão-de-obra.
Atividades - Ações de Saúde da Criança, Saúde Mental, Saúde Bucal, Dermatologia, Documentação Civil, Atenção ao Idoso, atualização de cadastro do Programa Bolsa Família, quiosque dos 5 Direitos Fundamentais com o Conselho Tutelar, atendimento de acadêmicos de Serviço Social e Direito da Universidade Estadual de Ponta Grossa, demonstração sobre Alimentação Alternativa, Incentivo à Leitura, demonstrações de agroecologia, exames preventivos de câncer de colo de útero e de mama, entre outros.
Serviço:
Mobilização contra o Trabalho Infantil
Data: 12 de Junho de 2008.
Hora: 10h00
Local: Guarauninha (região rural no município de Palmeira). Para chegar lá, equipes da prefeitura de Palmeira sairão do Departamento de Assistência Social às 8h e 9h, em vans. Imprensa interessada em cobrir deve estar nos horários referidos para acompanhá-los. O endereço do Departamento de Assistência Social é Rua XV de Novembro, 425 (ao lado da Praça Municipal).