O Paraná vai prestar apoio técnico a agricultores do Paraguai, capacitando profissionais do país vizinho, com o auxílio de empresas públicas, vinculadas a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento.
O acordo foi acertado, nesta quinta-feira (10), em Curitiba, durante reunião entre o secretário Valter Bianchini e o cônsul-geral do Brasil no Paraguai, Fernando Cruz de Mello, que estava acompanhado por autoridades paraguaias e agricultores. “A Secretaria da Agricultura vai ceder técnicos capazes de treinar ou orientar integrantes das entidades paraguaias para desenvolver a agricultura familiar do país”, afirmou.
Durante o encontro, a comitiva elogiou os programas desenvolvidos pelo governo paranaense, além de relatar pontos que devem ser melhorados na agricultura do Paraguai. O aspecto mais criticado pelos paraguaios é a falta de capacitação dos técnicos de orgãos e cooperativas.
Como parte do apoio paranaense, estuda-se a possibilidade de, a partir do próximo ano, cinco vagas nas 15 escolas rurais existentes no Estado serem destinadas a filhos de agricultores e moradores do Paraguai.
Missão paraguaia busca apoio na Secretaria da Agricultura
Técnicos paranaenses vão ajudar a treinar funcionários de órgão públicos e agricultores do Paranguai
Publicação
10/07/2008 - 15:13
10/07/2008 - 15:13
Editoria